Balanço Geral nos Bairros oferece serviços gratuitos no Jardim Alto Paraíso neste sábado, 30
Da Redação
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Beneficiários poderão tirar dúvidas, solicitar serviços e entregar documentações nas 12 agências do SAC espalhadas por toda a cidade e em Goiânia
A população que tem ou busca aposentadoria, pensão ou outros auxílios concedidos pelo Instituto Nacional de Seguro Social agora poderá recorrer às agências do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), da Prefeitura de Aparecida, para ter informações, orientações e preparação de requerimentos a serem analisados pelo INSS.
Os serviços começarão a ser prestados no dia 2 de dezembro graças a um termo de cooperação técnica assinado nesta terça (26) entre o município de Aparecida, através do prefeito Vilmar Mariano, e aquela instituição federal. A iniciativa visa a facilitar o acesso dos usuários aos benefícios do INSS, auxiliando principalmente as pessoas idosas, que têm mais dificuldade de lidar com os processos digitais pelos quais tramitam os requerimentos.
“Numa realidade em que as pessoas cada vez mais interagem com máquinas, o calor humano é insubstituível. Portanto, pensando nessas pessoas que trabalharam anos a fio para construir o nosso país e as instituições, agora podemos dar a elas essa dignidade, com esses atendimen0tos”, comentou hoje na Cidade Administrativa Maguito Vilela o secretário da Fazenda, Einstein Paniago. Ele representou o prefeito Vilmar Mariano na assinatura do termo.
Secretário executivo da Fazenda de Aparecida, Paulo Borges Campos informou que os servidores começam na próxima semana os treinamentos para atender os usuários. “Os serviços devem ser ampliados nos próximos meses, garantindo uma cobertura maior das necesasidades e entregando mais comodidade às pessoas que precisam de um atendimento junto ao INSS”, acrescentou ele.
Wirley Castro Vargas, gerente executivo do INSS, disse que a cooperação com a Prefeitura de Aparecida será determinante para diminuir na cidade o número de requerimentos negados. Segundo o gestor, parte considerável dessas negativas ocorre por falta de orientação a quem tem direito aos benefícios. “Muitas das vezes, o INSS tem que negar o benefício não porque a pessoa não tem direito, mas por falta dos documentos que têm de ser apresentados.”