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Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem será em abril

Objetivo é analisar desempenho dos alunos estaduais

Mais de 177 mil alunos da rede pública estadual farão, no dia 16 de abril, a Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem (ADA). Trata-se de uma prova que tem como objetivo analisar o desempenho dos alunos, auxiliando os professores na identificação de lacunas. A meta é reforçar os estudos nas áreas apontadas como mais frágeis, melhorando o processo ensino-aprendizagem.

Criada em 2015, e aperfeiçoada a cada ano, a ADA detecta o nível de proficiência dos alunos em todas as áreas do conhecimento e dá subsídios para redirecionar o planejamento de ações, combatendo a defasagem no aprendizado.

A correção das avaliações é feita por um mecanismo informatizado, permitindo que os gestores monitorem o desenvolvimento dos alunos. Os resultados obtidos na ADA permitem que a equipe pedagógica da Seduc atue na raiz do problema, desenvolvendo atividades complementares específicas. Elas são personalizadas, baseadas nos resultados de cada Coordenação Regional de Educação.

Passo a passo

A primeira ADA deste ano será aplicada nas formas censitária e amostral. As avaliações vão abranger todos os alunos do Ensino Médio da rede estadual. Já no Ensino Fundamental, farão a prova 7% do total de estudantes do 5º ao 9º ano, e 5% dos alunos matriculados no 6º, 7º e 8º anos.

A prova é objetiva, ou seja, de múltipla escolha, e composta por questões das quatro áreas de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos; e Matemática. A avaliação será aplicada no dia 16 de abril, terça-feira, dentro do horário de cada escola/turno.

Num prazo de sete dias, o resultado da ADA é encaminhado para a Superintendência de Gestão Pedagógica. A partir daí ocorre a análise de dados e a elaboração do plano de ação, com a construção da Atividade de Fortalecimento da Aprendizagem (AFA). Essa lista de exercícios sequenciada, e baseada em habilidades, é encaminhada para cada Coordenação Regional, que redistribui para as escolas.

Por fim, o professor de cada área fica responsável por aplicar o conteúdo de reforço dentro de sala de aula. Desde que foi criada, a ADA vem sendo importante aliada nos resultados obtidos pela rede pública estadual de ensino, a exemplo do bom desempenho de Goiás no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Comunicação Setorial da Seduc Goiás

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