Estado

Aumento no preço do gás de cozinha faz famílias optarem por cozinhar no álcool, em Goiás

Luana teve de vender o gás para comprar alimentos, mas há 3 meses precisa cozinhar no álcool por ter dinheiro para comprar outro recipiente

O aumento da inflação tem feito a população goianiense sofrer, devido a dificuldade de acesso a itens básicos. O preço do gás de cozinha, por exemplo, subiu 39,62% em Goiânia em 2021. Já nos últimos 12 meses, o produto registrou uma alta acumulada de 43,8%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Cozinhar no álcool

Ainda de acordo com Luana, por não ter condições de comprar o gás e pela dificuldade de coletar lenha nas proximidades da sua casa, o jeito tem sido cozinhar usando álcool, mesmo que isso represente um perigo para a sua vida.

“Aqui perto não tem lenha, apenas os pedaços de madeira na obra. Porém, a gente não pode pegar porque eles usam, então nunca cozinhei na lenha. Às vezes eu cozinho no álcool quando dá, a minha mãe fica brigando, mas é o jeito mais fácil que achei quando não tem onde comer. Graças a Deus nunca cheguei a me queimar”.

Fogão parado por não ter como cozinhar / Foto: Arquivo pessoal

Perigo

Para o Corpo de Bombeiros, cozinhar usando álcool é perigoso, uma vez que o produto inflamável pode provocar acidentes. No inicio de setembro, por exemplo, uma família sofreu queimaduras graves por todo o corpo ao usar álcool para cozinhar por não ter dinheiro para comprar o botijão de gás, em Anápolis. Benta Maciel Correa e o marido, Israel Rosa, estavam fazendo um almoço na casa do cunhado quando o material inflamável explodiu. O casal sofreu queimaduras por todo o corpo.

“A cozinha é um dos locais com maior risco de acidentes na utilização do álcool dentro de casa, pois neste ambiente possuem equipamentos que produzem fogo, o agente ígneo responsável pela combustão do álcool e ainda possui muitos equipamentos elétricos. A recomendação é para que não use álcool etílico ou etanol para acender churrasqueiras, ou substituir o gás de cozinha na cocção de alimentos, pois estes produtos são altamente inflamáveis, podendo causar incêndios e queimaduras, devido a sua combustão”, explicou a corporação.

Casal que se queimou ao tentar cozinhar com álcool / Foto: Reprodução

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo