Mundo

Astronautas ficam “presos” no espaço: retorno à Terra pode atrasar até 2025

Os astronautas Barry “Butch” Wilmore e Suni Williams, que deveriam ter retornado à Terra no dia 12 de junho, podem permanecer na Estação Espacial Internacional (ISS) até fevereiro de 2025. A informação foi divulgada por funcionários da NASA ontem, quarta-feira (7), caso a cápsula Starliner, da Boeing, ainda seja considerada insegura para o retorno.

O retorno dos astronautas já foi adiado três vezes devido a problemas técnicos com a cápsula. A NASA está atualmente em discussões com a SpaceX para deixar dois assentos vazios em um próximo lançamento da cápsula Crew Dragon, que foi aprovada pela agência para voos tripulados desde 2020.

Wilmore e Williams foram enviados à ISS em 5 de junho para uma missão que deveria durar apenas oito dias, marcando o primeiro voo tripulado da cápsula Starliner. No entanto, a missão enfrentou uma série de contratempos, incluindo falhas nos propulsores e vazamentos de hélio, o que resultou em um adiamento significativo do cronograma original.

As equipes da NASA e da Boeing continuam a trabalhar em soluções para garantir a segurança dos astronautas e o sucesso da missão. Enquanto isso, a possibilidade de um retorno à Terra ainda neste ano permanece incerta.

Foto: AP Photo/Chris O’Meara

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo