ArtigoCidades

Artigo: A importância do cuidado com a saúde mental

Por Maria Ferreira de Araújo

A importância do cuidado com a saúde mental

Ao iniciar este artigo vale citar o que dizia a poeta e contista Cora Coralina. “ Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.

Caro leitor (a) fique atento para a leitura no valioso noticiário Diário Goiás em Destaque. Nessa interpretação já vem em mente à expressão de que a saúde mental se trata dos transtornos mentais graves e persistentes como a esquizofrenia e na seqüência depressão, transtorno afetivo bipolar, ansiedade generalizada, deficiência intelectual e transtornos invasivos no desenvolvimento.

Todavia, o objetivo principal da Campanha Nacional Janeiro Branco é para chamar a atenção da humanidade referente às questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas. Conforme a “Organização Mundial de Saúde – OMS, entretanto, conceitua a saúde como um completo estado de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças ou mais enfermidades.”

O termo saúde mental é usado para descrever a qualidade cognitiva e emocional de um indivíduo ou para designar a existência de alguma doença mental. Ademais, ter saúde mental é aceitar a exigência da vida com suas tarefas diárias e harmonia com seus desejos e ficar bem consigo mesmo, como também, investir em estratégias que possibilita o ajuste necessário para lidar com as emoções positivas e negativas.

Diante desse cenário, também devemos inserir sempre a comunicação por que é um ponto importantíssimo que soma no dia a dia para obtermos êxito e contribui com a reciprocidade nas relações em geral. A falta da comunicação nos leva a fazer uma a leitura do sujeito de forma certa, errada ou duvidosa devido a maneira que a pessoa vai transmitir.

Segue abaixo algumas observações que possam contribuir com sua saúde física e mental. Você sabia que o corpo está ligado à mente?

É possível acreditar que o corpo fala através do organismo? A partir dessa leitura você poderá mudar toda a forma de pensar aceitando a notável mudança levando a uma trajetória fascinante para viver uma qualidade de vida de um jeito brilhante através de sua mentalidade.

1. Faça uma mudança em seus velhos hábitos. Seja aberto (a) ao novo. Procure afastar de tudo àquilo que é tóxico e você devem aproximar tudo que te faz bem. Tenha sensibilidade para entender nas entrelinhas.

2. Tire cinco minutinhos para alongar seu corpo antes de iniciar o seu dia e também abra as janelas e cortinas. Procure cuidar da ambiência, plante fores e ervas isso vai te deixar mais leve, serena e bem suave.

3. Permita-se um pequeno prazer diário. Aprenda dizer não aquilo que você não possa cumprir.

4. Tenta esse método de desligar a TV e ficar sem usar o smartphone pelo menos uma hora antes de ir para a cama. Faça leitura com livros e revistas físicas saindo um pouco do mundo virtual.

5. Ter amor próprio é cuidar de sua vida, de seu corpo, de sua mente e tendo uma alimentação saudável. Queridos leitores, que todos possam receber meu carinho, meu abraço e acima de tudo o meu respeito. Beijos no coração de cada um de vocês.

Leia a edição impresso digital

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo