Mundo

Argentina torna-se exemplo global de responsabilidade fiscal

Da Redação
[email protected]

O presidente da Argentina, Javier Milei, afirmou que o país se tornou um exemplo global de responsabilidade fiscal, compromisso com as obrigações e no combate à inflação. Em discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na quinta-feira 23, ele comemorou a possibilidade de estabelecer diálogo com diversas lideranças globais.
“Um ano depois, devo dizer que não me sinto mais tão solitário, porque o mundo abraçou a Argentina. Tornamo-nos um exemplo global de responsabilidade fiscal, compromisso com nossas obrigações e de como acabar com o problema da inflação. Também apresentamos uma nova forma de fazer política, que é dizer a verdade e confiar na compreensão das pessoas”, disse Milei.
A Argentina terminou 2024 com uma inflação anual de 117,8%.
O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) caiu de 20,6% em janeiro do ano anterior para 2,4% em novembro, mas voltou a subir em dezembro, para 2,7%, segundo o Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec).
Milei destacou que seu governo reflete uma “nova maneira de fazer política” e citou líderes com quem agora tem relações mais estreitas, como Elon Musk, a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump — todos identificados com a extrema direita.
Sobre Musk, Milei afirmou que ele foi vítima da “ideologia woke” e minimizou polêmicas recentes, incluindo gestos controversos durante a posse de Trump. “Se queremos defender os direitos dos cidadãos, precisamos dizer a verdade e combater ideias equivocadas promovidas em espaços como este”, afirmou o presidente argentino.
Milei concluiu com um apelo a líderes globais: “É hora de ser ousado e pensar diferente”, reiterando a necessidade de soluções inovadoras para problemas globais.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo