“…aquilo que for para o bem da população estaremos juntos com o Executivo, mas o que não for usaremos nossas prerrogativas, propondo emendas e um diálogo franco com o governo municipal”
O presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, André Fortaleza recebeu nossa reportagem para uma entrevista exclusiva em seu gabinete
Falou sobre os projetos que serão votados nesse primeiro semestre, sobre a construcão da sede do Legislativo e do relacionamento que terá com a imprensa.
JGD: Em sua visão, quais são os principais projetos que serão votados nesse primeiro semestre?
André Fortaleza: Ainda não tive a oportunidade de conversar com o prefeito, então, ainda não sei quais serão os projetos que ele enviará para essa Casa de Leis, minha postura é ter conhecimento para depois falar, agora, os projetos oriundos do Legislativo, posso dizer que estamos uma nova safra de vereadores que estão otimistas e trabalhando muito, as pessoas tem uma idéia errada de que o vereador é empossado e já ganha férias. O mês de janeiro foi muito produtivo, já tivemos quatro sessões e mais de trezentos requerimentos e nove projetos de lei foram apresentados. Me lembrei agora, que o Executivo enviou dois projetos de lei, um deles nominando o Paço Municipal de Maguito Vilela, homenageando o saudoso ex-prefeito de Aparecida de Goiânia. Estamos com bastante empolgação, acreditando que esse ano será muito produtivo. Temos implantado uma visão diferente na gestão dessa Casa, nosso maior desafio é mudar a visão errada que muitos tem da Câmara Municipal no município.
JGD: O que a Mesa Diretora tem feito para dar condições de trabalho aos vereadores para que eles desenvolvam seus mandatos?
André Fortaleza: Cada vereador tem seu gabinete, estamos melhorando a Internet e a estrutura interna para que os colaboradores tenham melhor conforto. Criamos um estacionamento ao lado do Legislativo, uma recepção para a população que visita a Casa e serviço de identificação para quem chega, além disso, criamos um refeitório. Nosso pensamento é melhorar a estrutura para que tanto o vereador, quanto os funcionários prestem um serviço de nível e excelência para a população aparecidense. Nossa visão é trabalhar com igualdade e transparência.
JGD: Como está a construção da sede da Câmara Municipal? Existe alguma previsão de término?
André Fortaleza: Na semana passada fizemos uma visita no local, convidei alguns vereadores para vistar comigo, dezesseis vereadores compareceram. Hoje 53% da construção está pronta, e na verdade não temos dinheiro em caixa para concluir a obra, estamos pleiteando um empréstimo de dez milhões de reais para concluirmos aquela construção. Em breve, se Deus quiser, conseguiremos esse montante e terminaremos aquela obra que será importante para o município.
JGD: As pessoas dizem que a Câmara Municipal é a Casa do Povo, como presidente do Legislativo, você tem a mesma visão? De que forma será feito o trabalho para que esse povo seja bem acolhido?
André Fortaleza: Eu comungo com este pensamento, aqui é a casa do povo que tem total liberdade para procurar os vereadores, claro, com muito respeito. Os vereadores são legitimos representantes do povo, que chegaram aqui através dele e é natural que haja cobranças da parte dele. Temos que tirar aquela visão de que o político tem que ouvir tudo e aguentar tudo, o vereador tem suas limitações e o povo precisa entender isso. Nossa obrigação é prestar um serviço de qualidade, atender bem quem procura essa Casa de Leis, de uma forma respeitosa, coerente e natural, sem promessas, ilusões e oportunismo. Mas com a verdade e coerência, mesmo que a resposta seja negativa.
JGD: Vi, hoje no plenário, uma discussão sobre os assentamentos irregulares na cidade, de que forma o Legislativo Municipal pode ajudar na regularização desses assentamentos?
André Fortaleza: Primeiro, eu atribuo o crescimento desses assentamentos irregulares a questão econômica pela qual passa nosso país, o poder aquisitivo a cada dia que passa vai diminuindo, e com isso, vem as dificuldades, e a moradia é uma delas! Pagar aluguel não está fácil e as pesoas estão procurando alternativas. E a saída, são esses locais para morar. Como Legislativo podemos procurar o Executivo e juntos procurarmos uma saída para resolver esse problema dentro da legalidade, não podemos aceitar e apoiar o que está errado e fora da lei, ninguém pode pagar pelas dificuladades dos outros. Temos que unir forças entre o governo municipal, estadual e federal para que possamos diminuir esses assentamentos e quem sabe buscar alternativas viáveis. Dando dignidade a essas famílias.
JGD: Como será o relacionamento com o Executivo? Você defende a autonomia dos poderes? Que pode haver uma aliança firme, sólida e sem promiscuidades entre o Legislativo e o Executivo?
André Fortaleza: Em minha opinião é até salutar essa união dos poderes pelo bem da cidade, desde que haja respeito. Não podemos deixar de falar aqui da grande ajuda e apoio que essa Casa deu ao prefeito Gustavo Mendanha em sua gestão passada. Eu atribuo, parte do sucesso que ele teve ao trabalho e respaldo que os vereadores deram a sua administração. Precisamos estabelecer parcerias respeitosas, aquilo que for para o bem da população estaremos juntos com o Executivo, mas o que não for usaremos nossas prerrogativas, propondo emendas, e um diálogo franco com o governo municipal.
JSD: Como será o relacionamento da Câmara Municipal com a imprensa?
André Fortaleza: Quero agradecer essa oportunidade de poder expressar minha opinião e afirmar que a imprensa será sempre bem-vinda no Legislativo. Em breve vamos estabelecer parcerias com os veículos de comunicição para que o trabalho feito pelos vereadores encontre ressonância. A imprensa em minha opinião tem que ter liberdade de expressão, levando a notícia de forma verdadeira e transparente, quando ela faz uma critica precisa ser entendida. Vamos ser parceiros da impressa justa e seria!