Aparecida de Goiânia

Aparecida reforça parcerias estratégicas e transferência de tecnologia com Israel

Prefeito Gustavo Mendanha recepcionou autoridade israelense em visita a Aparecida para estreitamento dos laços entre os povos, que têm histórico de amizade e cooperação

O prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, recebeu nesta quinta-feira (05) visita institucional do chefe do Departamento Político da Embaixada de Israel no Brasil, David Atar. O encontro teve o propósito de estreitar os laços diplomáticos entre Aparecida e Israel e abrir diálogo para realização de futuras parcerias tanto públicas como privadas.

Na reunião, Gustavo Mendanha contextualizou a relação entre Aparecida e Israel. Ele mencionou que o município já fez diversos investimentos inspirados em boas práticas israelenses. Entre eles, o programa Cidade Inteligente, que usa a tecnologia para universalizar o acesso aos serviços da Prefeitura e desonerar os cofres públicos.

Foto: Rodrigo Estrela

“Nosso desejo é avançar com parcerias públicas e até privadas com Israel. Aparecida é uma das cidades brasileiras que mais investem em tecnologia e, nesse sentido, acreditamos que a cooperação com Israel pode resultar na transferência de conhecimento para Aparecida, favorecendo a população”, comentou o prefeito.

Gustavo Mendanha apresentou a David Atar as dependências da Cidade Administrativa Maguito Vilela, inclusive do Centro de Inteligência Tecnológica. É onde são monitoradas as imagens das 650 câmeras do Programa Cidade Inteligente (a maioria delas já implantadas) e processados dados dos órgãos da administração municipal.

Durante o tour, o prefeito citou que, em homenagem ao povo israelense, a Prefeitura de Aparecida construiu na Região Leste a Praça Israel, que lembra o ato de criação daquele Estado, em 1948. E lembrou da Semana do Holocausto, evento anual criado pelo município e realizado nas escolas com o intuito de conscientizar as novas gerações para a importância do combate à xenofobia.

O elo de Aparecida com Israel ficou evidente também na pandemia, quando o município, em conjunto com o Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19, implementou o escalonamento regional das atividades econômicas baseado no modelo israelense.

“Aparecida tem cada vez mais a cara de Israel. Nós temos em comum o jeito acolhedor. A cidade é bem calorosa, parecida com Israel. Então, estou muito feliz por visitar essa cidade maravilhosa e ter a oportunidade de fazer mais pelo bem-estar de ambos os povos”, sintetizou David Atar, representando a Embaixada de Israel no Brasil.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo