Aparecida de Goiânia

Aparecida realiza encontro para participantes do Programa Viver Mais Feliz de controle da diabetes

Da Redação
[email protected]

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu, na manhã deste sábado, 20 de abril, um encontro importante para dezenas de crianças e adolescentes integrantes do Programa Viver + Feliz, iniciativa do Município para controle da diabetes tipo 1 na faixa etária de 4 a 18 anos de idade. O evento “Treinamento Free Style Libre Monitoramento Contínuo da Glicose” foi realizado no Anfiteatro Municipal de Aparecida e reuniu pacientes e seus responsáveis, bem como gestores, farmacêuticos, médicos e outros profissionais que atuam no tratamento e monitoramento da doença na SMS.
Lançado em 27 de outubro de 2022 pelo prefeito Vilmar Mariano e o secretário de Saúde Alessandro Magalhães, atualmente o Programa Viver Mais Feliz abrange 90 pacientes. A iniciativa consiste no fornecimento de um sensor aplicado na parte posterior superior do braço que mede de forma contínua as leituras da glicose e armazena os dados. O dispositivo causa menos incômodo porque evita as constantes picadas nos dedos com lancetas para aferição da glicemia, além de reduzir internações e propiciar melhor qualidade de vida e um monitoramento mais eficaz da doença.
O secretário Alessandro Magalhães explicou que as crianças e adolescentes com diabetes tipo 1 precisam fazer várias medições glicêmicas por dia para controle da doença e ajustes da insulina, da dieta e das atividades do paciente, e destacou: “Muitos precisam colher a gotinha de sangue para pingar na fita reagente de 4 a 6 vezes por dia, o que é desconfortável. Com o sensor, fornecido gratuitamente pela Prefeitura, esses pacientes sofrem menos, controlam melhor a doença e tem mais autonomia para praticar exercícios físicos, brincar e levar uma vida mais ativa e plena.”
No treinamento, a equipe da Assistência Farmacêutica da SMS detalhou a atuação deles na dispensação dos sensores de monitoramento e medicamentos e orientou os responsáveis, juntamente com outros gestores. Estavam presentes o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, o coordenador da Atenção Primária, Iron Pereira, a coordenadora da Assistência Farmacêutica, Christiane Fausta Ferreira, o coordenador farmacêutico Fabrício Alves, a diretora da Farmácia de Alto Custo, Thalyta Christiane, e a chefe de Redes Temáticas e Agravos Não Transmissíveis, Penélope Bueno.

Como entrar no Programa

A coordenadora da Assistência Farmacêutica, Christiane Fausta Ferreira, informou que, para inserir alguém no Programa, o responsável pela criança ou adolescente, se já tem a indicação de um endocrinologista para o aparelho, deve procurar a Farmácia Distrital levando documentos pessoais, comprovante de endereço de Aparecida, receita médica e relatório. Caso não tenha, deve ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para avaliação e encaminhamento para um endocrinologista, e, após o agendamento, na consulta esse profissional vai avaliar qual é o melhor caminho para o paciente, se é indicado ou não o dispositivo.
Quem pode participar

A diretora da Farmácia de Alto Custo da SMS, Thalyta Christiane, explicou que o Programa abrange pessoas de 4 a 18 anos de idade com diabetes tipo 1 que, de acordo com os protocolos do município, podem receber dois dispositivos a cada 28 dias. Depois, já inserida no Programa, a criança ou adolescente passa a receber acompanhamento médico. Ela ainda acrescentou que, para fazer o monitoramento, que é simples e indolor, o paciente, seus pais ou responsáveis precisam apenas passar o leitor sob a superfície do sensor e a medida da glicose aparece na tela do aparelho.
No encerramento do evento, as educadoras Graciana e Simone, da Abbot de Brasília, empresa fabricante dos sensores, parabenizaram a Prefeitura de Aparecida pelo Programa Viver Mais Feliz, apresentaram um vídeo educativo e depois interagiram com a plateia tirando dúvidas e dando orientações sobre temas importantes para o controle da diabetes tipo 1.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo