Aparecida de Goiânia
Aparecida inicia Campanha de Vacinação Antirrábica neste sábado (27/8)
Ação segue até dia 24 de setembro
Para ampliar a cobertura vacinal de cães e gatos e facilitar o acesso da população aos serviços com mais comodidade, a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) realiza, a partir do deste sábado (27/8) até o dia 24 de setembro, a Campanha da Vacinação Antirrábica em mais de 50 postos espalhados pela cidade das 8h às 17h.
Além disso, a Unidade de Vigilância em Zoonoses da SMS (Rua Rodeio, S/N – Quadra 54 – St. Pontal Sul), aplica a vacina antirrábica diariamente das 8h às 17h30 e também oferece vacinação em domicílio, via agendamento, para quem tem mais de cinco animais. A solicitação deve ser feita pelos números 3545-5921 e 3545-5922 de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.
A superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Daniela Fabiana Ribeiro, destaca que a raiva é um mal infeccioso agudo que pode ser transmitido de cães e gatos para os humanos através de mordidas, arranhões ou lambidas de animais contaminados. “Pelo bem dos bichos e também da sociedade. Cuidar dos nossos caninos e felinos é uma demonstração de respeito e carinho por eles, bem como uma atitude responsável com a Saúde Pública. Programem-se, escolham a data e o local mais adequados e não percam essa oportunidade de vacinar seus bichos”, afirma.
O Chefe de Unidade de Vigilância em Zoonoses, Thulio Durães, também ressalta a importância da vacinação: “Os cães e gatos contaminados podem vir a óbito em até uma semana após apresentar sinais como agressividade, medo, depressão, ansiedade e demência. Isso pode ser evitado preventivamente com a vacinação de todos esses animais, uma medida segura, simples e gratuita que confere proteção e mais segurança para os bichos e a comunidade onde eles vivem”, revela.
Bichos que podem ser vacinados
Thulio informa que a meta da Unidade de Vigilância de Zoonoses é vacinar mais de 72 mil animais que possuem mais de três meses de idade, incluindo fêmeas prenhas ou que acabaram de ter filhotes e estejam amamentando. “A vacina só não é indicada para animais doentes, subnutridos, com alta carga parasitária e em condições de estresse. Em caso de dúvida, avaliamos quando há risco e orientamos os proprietários”, acrescenta.