Aparecida de Goiânia recolhe mais de 400 toneladas de lixo e entulho
Mutirão continua até o final de semana

A prefeitura de Aparecida realiza durante toda esta semana o mutirão de serviços Prefeitura em Ação. A 26ª edição da ação atende o setor Mansões Paraíso e região com trabalhos nas áreas de infraestrutura, desenvolvimento urbano, trânsito e saúde.
De segunda-feira (10/01) até esta quarta-feira (12/01), foram recolhidas cerca de 460 toneladas de lixos e entulhos, dezenas de ruas receberam serviços de tapa-buracos, 120 bocas de lobos foram limpas e ilhas, canteiros e lotes baldios de cinco bairros foram roçados. “O mutirão visa atender demandas da região e promover melhor qualidade de vida aos moradores. As equipes estão nas ruas diariamente, mas durante o mutirão, elas se deslocam para uma região e realizam serviços importantes na promoção da dignidade aos moradores”, pontuou ainda o prefeito.
E na sexta-feira e sábado, dias 14 e 15, a Escola Municipal Ari Caetano, que fica no setor Cidade Vera Cruz, será posto de vacinação, testagem e de atualização do Cadastro Único. Os atendimentos serão das 8h às 17h na sexta e das 8h às 12h no sábado.
“Para evitar aglomerações e, consequentemente, a disseminação da covid, nesta edição não serão ofertados mais de 100 serviços dois dias de mutirões, mas apenas os serviços mais urgentes, como atualização do CadÚnico para famílias que desejam acessar o Auxílio Brasil e testagem e vacinação”, comentou o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha.
Combate ao Aedes
As equipes do Mutirão de Combate à Dengue trabalham durante essa semana, na região do Mansões Paraíso. A ação, que faz parte dos serviços oferecidos pelo Prefeitura em Ação que atua na região, inspeciona as residências e orienta os moradores sobre os cuidados com o acúmulo de água e focos Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
Segundo o coordenador de vigilância ambiental da Secretaria de Saúde, Iron Pereira, o trabalho feito pelas equipes em parceria com a Vigilância Sanitária, contribuiu para a diminuição de casos de dengue nos setores Jardim Tiradentes, Colina Azul e Independência Mansões. “Nosso trabalho de orientação, inspeção nas casas e remoção de pneus, ajudou na redução de casos de dengue em bairros em que intensificamos as ações. Por isso é importante que os moradores façam a manutenção em suas residências, limpeza das calhas, tambores e todo material que possa acumular água”, destacou.
Além da inspeção domiciliar, coletar pneus e orientar os moradores sobre os cuidados básicos de prevenção à proliferação do mosquito, os agentes da SMS também pulverizam os imóveis com inseticida para interromper a cadeia de produção do Aedes aegypti. Nos locais com criadouros e focos do mosquito, os moradores serão notificados e deverão, em tempo determinado pela SMS, resolver o problema. Caso contrário, serão autuados.
Segundo dados da SMS, Aparecida contabilizou 185 casos de dengue nas duas semanas de janeiro. Jardim Tiradentes (44), Buriti Sereno (28); Independência Mansões (14); Setor Garavelo, Jardim Itapuã (10), são os bairros com maior número de casos registrados.