Aparecida de Goiânia

Aparecida amplia vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos

Da Redação
[email protected]

Nesta terça-feira, 7 de maio, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia ampliou a vacinação contra a dengue para a faixa etária de 6 a 16 anos de idade. A definição do público a ser vacinado nesta etapa segue as determinações do Ministério da Saúde e (MS) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). Até então, o imunizante estava disponível apenas para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
A Qdenga, imunizante contra a dengue, está disponível em todos os 38 postos de vacinação da cidade. Para receber a proteção, os interessados devem apresentar documentos pessoais (RG ou Certidão de Nascimento e CPF ou Cartão SUS) e o cartão de vacinação, além de estarem acompanhados de um responsável maior de idade.
O secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, destaca que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu, na última sexta-feira, 3 de maio, 3.320 doses da vacina, que já foram distribuídas para os postos de vacinação na cidade, e explica como é aplicado o imunizante: “As crianças e adolescentes recebem a vacina e três meses depois precisam de uma nova dose para ficar totalmente protegidos. Daí a importância de se vacinar o quanto antes, porque a proteção completa não é imediata e ainda há muitos casos da doença surgindo diariamente”.
Já a superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Fabiana Ribeiro, ressalta que a Qdenga pode ser aplicada tanto em quem já teve a doença quanto em quem nunca foi infectado e lembra que não há necessidade de agendamento nem de comprovação de endereço no ato da vacinação: “Só é preciso apresentar os documentos pessoais e o cartão de vacinação. Pedimos a todos que aproveitem essa oportunidade e não percam tempo, levem suas crianças e adolescentes para receber essa proteção importantíssima.”
A coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, enfatiza que “temos 38 postos de vacinação, sendo 10 funcionando em horário estendido, até as 18h30, e continuamos traçando estratégias para facilitar o acesso da população a essas vacinas seguras e eficazes”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo