Mundo

Apagão Cibernético Provoca Atrasos em Voos e Afeta Serviços Bancários e de Comunicação Globalmente

Um apagão cibernético causou atrasos em voos e afetou serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo nesta sexta-feira (19/7). A situação está relacionada ao uso do sistema operacional Windows pela empresa CrowdStrike, que fornece serviços de segurança digital.

De acordo com a Microsoft, a questão já foi resolvida, mas a companhia alerta que problemas residuais podem continuar ocorrendo por tempo indeterminado. Não há indícios de ataque de hackers no apagão.

O problema, conforme a empresa de tecnologia, surgiu devido a uma “atualização de uma plataforma de software de terceiros”. No Brasil, usuários relatam que aplicativos de bancos estão fora do ar. Nos Estados Unidos, companhias aéreas como American Airlines, United e Delta paralisaram as atividades, embora os voos em andamento continuem normalmente.

Bolsas de valores em todo o mundo também registraram interrupções nas operações.

O governo da Austrália destacou que o incidente é um problema global no sistema da CrowdStrike. A empresa confirmou que o problema está relacionado ao Windows através do uso de um sensor denominado Falcon. Na Europa, voos da Eurowings, subsidiária da Lufthansa, entre Alemanha e Reino Unido, foram cancelados até as 15h, horário local.

Aeroportos na Índia também reportaram problemas técnicos que resultaram em atrasos de voos. No aeroporto de Singapura, check-ins são realizados manualmente, assim como em Hong Kong.

Apagão Cibernético Também Afeta TVs e Serviços de Comunicação

No Reino Unido, um dos principais canais de notícias, o Sky News, está fora do ar, segundo a Reuters. Emissoras como TF1 e Canal+ também registraram problemas. Na Austrália, a rede estatal ABC está paralisada, enquanto a Sky News Australia está parcialmente fora do ar.

Bancos e serviços de mídia também foram afetados na Austrália, onde lojas fecharam temporariamente. Serviços bancários na Nova Zelândia também foram impactados.

Na Alemanha, consultas e cirurgias eletivas foram canceladas. No continente africano, um dos maiores bancos da África do Sul informou que enfrenta problemas em todo o sistema nacional.

Na França, o comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Paris relatou problemas de TI, mas a venda de ingressos para as competições, que têm início na próxima semana, não está sendo afetada.

Esta situação destaca a vulnerabilidade global às interrupções cibernéticas e a necessidade de medidas robustas de segurança digital para prevenir futuros incidentes semelhantes.

Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo