Anápolis

Anápolis cria mais de 1 mil postos de trabalho em abril e já tem quase 4 mil empregos abertos no ano

Da Redação
[email protected]

Anápolis teve mais um mês positivo na criação de empregos. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (29) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Governo Federal, o município abriu 1.003 vagas formais em abril.
O resultado eleva para 3.919 o total de postos de trabalho abertos nos primeiros quatro meses de 2024, numa média de quase 1 mil por mês. O número para abril deste ano é 85,74% maior que o de 2023, quando a cidade criou 540 vagas. O município já teve saldo positivo de 981 em janeiro, 1.077 em fevereiro e 874 em março.
Em abril, foram 6.331 admissões e 5.328 desligamentos, conforme o Caged. Em mais um mês, todos os setores da economia tiveram resultado positivo. A indústria, com saldo de 427 vagas, foi a principal responsável pela expansão do mercado de trabalho, seguido pelo setor de serviços, com 218, pela construção, com 175, e o comércio, com 173.
A Prefeitura de Anápolis é uma das promotoras do emprego formal, com a oferta de cursos de qualificação através de três unidades dos Centros de Formação (Cenfor) – Mirian Rezende, no Filostro Machado, do Parque Residencial das Flores e do Industrial Munir Calixto. Centenas de pessoas passam pelos cursos profissionalizantes anualmente e recebem encaminhamento para o mercado formal ou para o empreendedorismo.
Mercado aquecido

De janeiro de 2021 até abril deste ano, Anápolis criou empregos em 36 dos 40 meses. No período, são cerca de 23 mil novos postos de trabalho com carteira assinada no município, o que elevou o estoque de pouco mais de 87 mil, no fim de 2020, para 110.232.
“Anápolis é uma locomotiva, e o papel da Prefeitura é abastecê-la para que o avanço seja ainda mais rápido e sustentável. Nossos cursos de profissionalização são muito importantes para qualificar o trabalhador, mas, claro, também temos uma política forte de atração de empresas, que são quem gera os empregos”, destacou o prefeito Roberto Naves.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, de 2017 a 2021 – ano mais recente para o qual houve aferição – o Produto Interno Bruto (PIB), que mede as riquezas da cidade, cresceu em Anápolis na média de 7,67% ao ano, apesar da pandemia de Covid-19.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo