Polícia

AGR firma acordo com a PRF para reforçar fiscalização do transporte intermunicipal em Goiás

Da Redação
[email protected]

A Agência Goiana de Regulação (AGR) formalizou um acordo de cooperação técnica e operacional com a Polícia Rodoviária Federal em Goiás (PRF-GO) para ampliar a fiscalização do transporte intermunicipal de passageiros em todo o estado. Com a nova parceria, a PRF passa a liberar o acesso ao sistema nacional de identificação de veículos, o Alerta Brasil, fortalecendo as operações contra o transporte clandestino.
O presidente da AGR, Wagner Oliveira Gomes, explica que o órgão tem buscado integrar ações com a PRF, a Polícia Militar e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) como estratégia para garantir mais segurança aos passageiros e às equipes de fiscalização.
“Quem vive à margem da lei, por exemplo, não viaja no transporte regular, vai procurar o clandestino. Só no ano passado, mais de 250 veículos clandestinos foram apreendidos e levados aos pátios públicos credenciados”, afirmou Wagner.
A PRF, por sua vez, reforça que o acesso ao sistema Alerta Brasil era até recentemente restrito, mas passou a ser aberto gradualmente para outros órgãos, conforme explicou o superintendente da PRF em Goiás, inspetor Evandro Dalton. “Hoje o monitoramento por câmeras é frenético em todo o país. Nossa atenção é para estabelecer as condições operacionais para realizar o que a nossa Inteligência produz em informações”, destacou. Segundo ele, Goiás é exemplo de integração entre instituições: “Aqui é outro mundo”.
O assessor técnico da Presidência da AGR, Thiago Nepomuceno Carvalho, responsável por coordenar as tratativas do acordo, projeta que o sistema, com a integração dos serviços semiurbanos, deve somar mais de dois milhões de informações nos próximos meses. “Em contrapartida, a PRF nos fornece o acesso aos dados do Alerta Brasil, que temos usado com parcimônia e que tem elevado o número de abordagens assertivas”, acrescenta.
Tema do Maio Amarelo

Desde o início do mês, a AGR tem participado ativamente da campanha Maio Amarelo, promovida pelo Observatório Nacional de Segurança Viária.
A ação nacional reúne diversas instituições com o objetivo de alertar sobre os perigos no trânsito e reduzir acidentes e mortes nas rodovias brasileiras.
Além da mobilização educativa, a AGR intensificou a atuação contra o transporte irregular, que representa risco tanto para os passageiros quanto para os demais usuários das estradas goianas.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo