Agência europeia acrescenta efeito adverso raro na bula da vacina AstraZeneca; entenda
Se trata de uma inflamação espinhal que pode ocorrer após a aplicação do imunizante e é chamada de mielite transversa
A agência regulatória de medicamentos da Europa (EMA) recomendou na última semana que a informação sobre um efeito colateral raro fosse incluído na bula da vacina da AstraZeneca, que imuniza contra o coronavírus. Se trata de uma inflamação espinhal que pode ocorrer após a aplicação do imunizante e é chamada de mielite transversa.
A doença pode causar fraqueza nos braços ou pernas, sintomas sensoriais, problemas na bexiga ou dificuldade na função intestinal, e também pode ser desencadeada pelo coronavírus. Além disso, o comitê de segurança do órgão também recomendou que a condição fosse incluída na bula da vacina da Janssen — a adição já havia sido pedida em outubro de 2020, e foi reiterada na sexta. As informações são da agência de notícias Reuters.
Apesar do alerta, a agência reforça que as duas vacinas têm mais benefícios do que riscos e devem ser administradas o quanto antes para ajudar a controlar a transmissão do coronavírus e reduzir as chances de quadro grave ou óbito decorrente da infecção.