Adesão ao Pix chega a 95%, mas confiança dos brasileiros no sistema despenca, aponta pesquisa

Da Redação
[email protected]
Cerca de 95% dos brasileiros utilizam o Pix, segundo o estudo Radar do Mercado Financeiro 2025, da Clear Sale. Apesar da ampla adesão, a confiança no sistema de pagamento instantâneo tem caído de forma expressiva. De acordo com o Relatório de Identidade e Fraude, produzido pelo Serasa Experian, a percepção de segurança em relação ao Pix caiu 10 pontos percentuais em um ano — de 32% em 2023 para 22% em 2024.
Entre os fatores apontados para a queda da confiança está a percepção dos consumidores sobre a vulnerabilidade do sistema. “Juntamente com a popularização do Pix, houve um aumento na vulnerabilidade do meio de pagamento devido à sofisticação dos golpes cometidos, afetando a credibilidade do sistema”, afirma João Fraga, CEO da techfin Paag.
O relatório também revela que quase metade (48%) das tentativas de golpes identificadas ocorreram por meio do cartão de crédito. Mesmo assim, esse ainda é o método de pagamento considerado mais seguro pelos brasileiros: 60% dos entrevistados afirmam confiar no cartão. Em comparação, o Pix foi responsável por menos de um terço das tentativas de fraude (32,8%) e é visto como seguro por apenas 22% dos participantes da pesquisa.