Aparecida de GoiâniaEconomia & NegóciosMais lidas

Aciag e prefeitura lançarão cartilha com foco na desburocratização de processos para o setor empresarial

Material produzido pelo Sebrae destaca soluções para facilitar o empreendedorismo em Aparecida de Goiânia

A Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag) e a prefeitura da cidade lançaram no próximo dia 26, às 9h, uma cartilha desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-GO) com soluções para desburocratização de processos relacionados ao setor produtivo. 

A Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag) e a prefeitura da cidade lançaram no próximo dia 26, às 9h, uma cartilha desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-GO) com soluções para desburocratização de processos relacionados ao setor produtivo.  

  Na prática, o documento tem como objetivo principal facilitar o dia a dia daqueles que geram renda e empregos no município. 
O documento, que será disponibilizado gratuitamente para os empresários, foi elaborado após estudos técnicos do Sebrae-GO apontarem uma série de procedimentos que dificultam o empreendedorismo local. 

 “É um material muito importante que vai orientar o setor empresarial sobre, por exemplo, emissão de documentos, procedimentos para abertura de empresas ou regularização dos negócios.    A cartilha destaca informações que irão ajudar muito os empresários que já estão na cidade e também aqueles que desejam implantar uma empresa em nossa cidade”, aponta o diretor financeiro da Aciag e presidente da Companhia de Desenvolvimento de Aparecida de Goiânia (Codap), Luiz Maronezi.    A cartilha foi pensada após a criação do Comitê Permanente de Desburocratização (CPD). O grupo reúne diversas secretarias da administração municipal, Aciag e outras entidades representativas do setor produtivo. 

 O CPD também trabalha com objetivo de encontrar soluções práticas para otimizar o setor empresarial. Para isso, nos reunimos periodicamente com órgãos reguladores e associações. Estamos avançando muito e acreditamos que Aparecida irá se tornar referência nessa questão”, completa Maronezi. 

Vocação    Aparecida de Goiânia, conforme divulgado pela Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), encerrou 2022 com mais de 74 mil empresas ativas. Em relação ao ano anterior, o aumento foi de mais de 16 mil empreendimentos. O montante contribuiu com a geração de renda e geração de empregos. Nas últimas décadas, o Produto Interno Bruno (PIB) da cidade apresentou expressivo crescimento. Entre 2011 e 2020, por exemplo, o índice foi de 110%.  

 O desenvolvimento econômico local contribui com a arrecadação municipal e consequentemente com melhorias em infraestrutura. Além disso, Aparecida é conhecida nacionalmente por abrigar milhares de empresas instaladas em diversos parques industriais públicos e privados. 

  A cidade possuiu características que atraem novos empresários. A localização às margens da BR-153, que corta o Brasil facilitando o escoamento da produção, diversas universidades e a infraestrutura em saúde são atrativos. Ninguém vai investir em um município que não ofereça condições mínimas”, resume. 

Leia aqui a edição digital

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo