Educação

Acadêmicos de Enfermagem da UNIFAN iniciam intercâmbio na Universidade Evangélica Boliviana

Experiência internacional proporciona vivências acadêmicas, culturais e práticas para fortalecer a formação profissional

Dois acadêmicos do curso de Enfermagem da UNIFAN, Filipe Brum Sodré de Melo e Ellen Dayse Vieira Souza, embarcaram para Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, onde vão participar de um intercâmbio de quatro meses na Universidade Evangélica Boliviana (UEB). A iniciativa faz parte do processo de internacionalização do Centro Universitário Alfredo Nasser, em parceria com instituições acreditadas pelo Sistema ARCU-SUL e com apoio do Programa MARCA de Mobilidade Acadêmica Regional.

Durante a estadia, os estudantes terão acesso a aulas teóricas, estágios práticos, projetos de extensão e atividades culturais, ampliando seus conhecimentos sobre políticas de saúde, práticas assistenciais e metodologias de ensino. A proposta também inclui experiências em campo, promovendo a troca de saberes e a integração entre diferentes contextos sociais.

Segundo a coordenadora do curso, professora Tatieny Aparecida Martins da Costa, essa mobilidade representa um marco para a instituição. “A presença dos nossos alunos em uma universidade internacional fortalece a qualidade do ensino, promove a integração entre países e contribui para a formação de profissionais mais críticos, sensíveis e preparados”, afirmou.

Filipe, aluno do 5º período, destacou a importância da vivência: “Vai possibilitar contato com outra realidade acadêmica e de saúde, ampliando a visão sobre a prática da enfermagem e enriquecendo a formação cultural e pessoal”. Ellen, que está no 6º período, também comemorou a oportunidade. “Essa experiência vai agregar muito na minha formação, no entendimento da saúde pública da Bolívia e no aprendizado de um novo idioma”, disse.

O assessor da Pró-Reitoria Acadêmica da UNIFAN, professor Júlio César Borges, ressaltou os benefícios do Projeto ENFER-SUL, que engloba o intercâmbio. “Esperamos que os discentes aproveitem ao máximo, adquirindo experiências que contribuam para sua formação como enfermeiros com visão crítica, humanizada e globalizada”, destacou.

GED

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