“A cidade só cresce porque tem gestão de excelência” – Entrevista com Vilmar Mariano
Prefeito de Aparecida destaca obras da gestão e se diz pronto para um novo mandato; segundo ele, é o seu melhor momento na vida pública
DIÁRIO GOIÁS EM DESTAQUE – Prefeito, a cidade está completando mais um aniversário, 102 anos. De quando o senhor assumiu até aqui, quais são os grandes feitos da sua gestão?
Vilmar Mariano – Foram muitos. Nós avançamos muito em infraestrutura, saúde, educação, em desenvolvimento urbano. Fizemos várias praças, eixos estruturantes e revitalizamos diversas avenidas como a Arão de Souza e Avenida Flamingo, que são avenidas importantes. Entregamos ainda uma maternidade com 101 leitos para a população do Garavelo.
Construímos também a clínica TEA, que cuida da causa autista. E com o pacote de obras de quase R$ 505 milhões, estamos entregando muito asfalto, fazendo importantes ligações na cidade. Executamos ainda reforma de escolas, de unidades de saúde. A UPA [Unidade de Pronto Atendimento] tipo 1 do Colina Azul, por exemplo, está em fase de acabamento. São muitas coisas sendo construídas na cidade.
DGD – Entre tudo isso, do que o senhor mais se orgulha?
VM – Eu me orgulho de todas as obras que eu faço, mas acho que um dos meus principais feitos foi a clínica TEA, porque eu sou pai avô de autista, eu sei as necessidades no cuidado com essas crianças. E também a Maternidade Municipal. A cidade de Aparecida tinha uma maternidade feita para 120 mil pessoas, mas a cidade inflou, chegou a 600 mil pessoas, cinco vezes mais do tinha antes. E aí nós construímos aquela maternidade agora com 101 leitos. Operamos hoje com 40 e estamos abrindo mais gradativamente, até chegar a 101 leitos em dezembro.
E estamos recapeando quase toda a cidade, além de construir os eixos estruturantes. Da nossa malha viária de quase 1.000 quilômetros, vamos recapear agora 600.
DGD – O que a população pode esperar para o futuro? Vai continuar nesse ritmo?
VM – A população não precisa nem esperar, ela está vendo o ritmo que estamos trabalhando, um ritmo desenfreado, com muitas frentes de asfalto, muitos bueiros e pontes sendo feitas. Teve também a entrega da Maternidade Municipal, inauguração de praças. Agora mesmo, vamos entregar a Praça da Juventude, no Garavelo.
Estamos fazendo tudo isso agora, então, a população não tem que esperar nada, basta usufruir do que está sendo feito.
DGD – A cidade de Aparecida está crescendo, se desenvolvendo, atraindo novos empreendimentos imobiliários e gerando mais empregos. O senhor acredita que a administração está caminhando no mesmo ritmo?
VM – Certamente. A cidade só cresce porque tem gestão de excelência. Eu acho que o setor produtivo só fica na cidade quando ela está crescendo, dando passos largos para o desenvolvimento.
Para você ter uma ideia, será iniciada agora a infraestrutura do Dianot, o Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira. Serão 359 novas empresas em Aparecida gerando mais de 30 mil empregos. Ou seja, a cidade de Aparecida é uma cidade que não para.
DGD – Então, Aparecida vai conseguir absorver esses 30 mil empregos? Virá gente nova para cá, não é?
VM – Empregos, a gente vê nascendo no dia a dia. Há quatro meses, eu recebi um relatório do Caged [Cadastro Geral de Empregados e Desempregados] que apontava que a gente tinha 110 mil empregos de carteira assinada. E eu tive acesso agora, na semana passada, a outro relatório que dizia que passamos dos 121 mil empregos. Então, a cidade de Aparecida se agiganta a cada dia.
A Equiplex, uma empresa gigante da nossa cidade, que exporta para várias partes do mundo, criou há pouco um CD [centro de distribuição] da ordem de R$ 100 milhões. Com os investimentos das empresas que estão aqui, a gente consegue também gerar novos empregos.
DGD – O Dianot foi viabilizado através de uma parceria com o Estado. A intenção é essa, de continuar trabalhando em conjunto com outras esferas de poder?
VM – Olha, não só o Dianot, que foi criado em parceria com o Governo do Estado, mas também os ginásios de esportes, que foram reformados e estão sendo devolvidos para a gestão da prefeitura. As escolas, que antes eram de placa, estão dando lugar a novas escolas. O micro anel viário, que liga o Credeq ao Vale das Pombas, já está sendo autorizado pelo nosso governador. Então, a cidade anda a passos largos, em parceria com o governador Ronaldo Caiado.
No Aparecida É Show, por exemplo, os alimentos arrecadados, todos eles serão enviados ao povo do Rio Grande do Sul em parceria com o governador, para alimentar aquelas pessoas que estão passando por esse momento difícil.
DGD – Sobre o projeto Cidade Inteligente, que começou na gestão Gustavo Mendanha: tem avançado com o senhor? O que o povo pode esperar desse projeto?
VM – No Cidade Inteligente, nós temos os cabos ópticos colocados, então, é só a gente implementar. É claro que a tecnologia avança muito rápido. Recentemente, nós criamos a central semafórica, que faz parte do projeto Cidade Inteligente.
Mas cidade inteligente não é só tecnologia, envolve várias outras coisas que nós temos implantado na cidade para que Aparecida de Goiânia possa ser a melhor cidade para se viver no País.
“Passos largos, em parceria com o governador Ronaldo Caiado”
Vilmar exalta coalizão com o Governo de Goiás
DGD – Vai ser palpável para a população, por exemplo, para o morador conseguir reconhecer que existe esse projeto numa unidade de saúde, numa escola?
VM – Certamente. A população vai conseguir ver o que a gente está fazendo. Então, eu acho que os nossos objetivos estão sendo cumpridos à risca do que foi proposto no plano de governo do Gustavo Mendanha.
DGD – Falando de política. Está tudo certo, tudo alinhado; o Vilmar Mariano disputará a reeleição com o apoio do Palácio, com o apoio de quem antecedeu o senhor?
VM – Eu já fui presidente de bairro, assessor de vereador, vereador quatro vezes, duas vezes presidente da Câmara Municipal, vice-prefeito e prefeito. O melhor momento pessoal e político que eu vivo é esse momento. Hoje eu tenho apoio do governador; do vice-governador; de vários deputados estaduais, incluindo o Veter Martins; do Gustavo Mendanha; de vários deputados federais; e de dois senadores, que são o Vanderlan e o Kajuru. Então, o melhor momento político que eu poderia estar é esse momento agora.
DGD – O senhor vai conseguir traduzir isso em obras, em benefícios, na hora que chegar a campanha política? Vai conseguir vender essa imagem do governo?
VM – Olha, eu não quero vender, é só o povo olhar que vai ver o que a gente tem feito todos os dias, o que fizemos no ano passado e as muitas obras que estão programadas para o ano que vem. Agora, a publicidade do período eleitoral será de 15, 16 de agosto até o dia 06 de outubro. Então, não é o momento de falar de política. Nesse momento, eu prefiro muito mais falar de gestão, que tem sido uma gestão de excelência.
DGD – Qual o seu sentimento, enquanto gestor, ao ver esse desenvolvimento da cidade, que começou com o Maguito, seguiu com o Gustavo, até chegar à atualidade?
VM – Na verdade, a cidade de Aparecida vem se transformando ao longo desses 102 anos, desde que foi celebrada a primeira missa. A cidade está crescendo todos os dias. Hoje, chegou ao patamar de maior cidade geradora de emprego e renda do Centro-Oeste. É uma cidade em que 80% da população tem orgulho de morar nela. É uma cidade, ainda, que deixou de ser dormitório para ser receptora, para gerar emprego para as pessoas. Então, é uma cidade que cresceu e apareceu para Goiás e para o Brasil.
DGD – A tendência agora é a cidade crescer para cima, ou seja, verticalmente, ou ainda tem espaço para crescer com grandes empreendimentos imobiliários?
VM – Nós ainda temos 160 mil lotes baldios na cidade, de especuladores imobiliários que investiram no município para esperar valorizar e vender. E nós vamos, num possível segundo mandato nosso, criar mecanismos para que as pessoas não façam mais isso na cidade de Aparecida.
Agora, estamos revisando o Plano Diretor, e nesse Plano Diretor teremos novos condomínios verticais em várias partes da cidade, tendo em vista que até dezembro teremos 100% de esgoto e água tratada em nosso município.