MundoEntretenimentoNacional

Meme que chama Portugal de ‘Guiana Brasileira’ viraliza e reacendem rivalidade digital com o Brasil

Uma nova onda de memes está movimentando as redes sociais e reacendendo, com bom humor (e uma pitada de tensão), a rivalidade digital entre brasileiros e portugueses. A trend, que ganhou força especialmente no TikTok e na plataforma X (antigo Twitter), brinca com a ideia de que Portugal teria se tornado o “28º estado brasileiro” — ou até mesmo a inusitada “Guiana Brasileira”.

O estopim da brincadeira foi um post do Barcelona, feito em 12 de novembro de 2024, ao anunciar a contratação da jogadora portuguesa Kika Nazareth. Na publicação, o clube espanhol usou a expressão tipicamente brasileira “Fala, galera!”, o que desagradou alguns portugueses. A conta nacionalista “Resistência Lusitana” chegou a pedir explicações ao clube pela adoção do português do Brasil.

A reação brasileira, como era de se esperar, veio em forma de memes. Internautas começaram a imaginar um cenário fictício em que Portugal teria sido “recolonizado” pelo Brasil. Lisboa foi rebatizada de “Vitória da Reconquista” ou “Faixa de Gajos”, enquanto o país inteiro virou a “Guiana Brasileira”, numa sátira geopolítica bem-humorada. Até Donald Trump e a Groenlândia entraram na história, numa referência à proposta do ex-presidente americano de comprar o território dinamarquês.

O conteúdo se espalhou rapidamente, com vídeos acumulando milhares de visualizações e curtidas, além de edições satíricas na Wikipédia — que, claro, foram apagadas pouco depois. Parte dos memes também ironizava a diferença entre os sotaques e variações do idioma, sugerindo uma “atualização” do português europeu para a versão “moderna” falada no Brasil.

Do outro lado do Atlântico, as reações também vieram pelas redes. A portuguesa Bruna Filipa, por exemplo, entrou na brincadeira, mas depois demonstrou desconforto com os comentários sobre o sotaque lusitano. “Fico com vergonha alheia”, escreveu.

Outra usuária portuguesa elogiou a criatividade dos brasileiros, mas fez críticas ao tom da sátira: “Primeiro, foi o meme do ouro. Depois, disseram que falamos um português arcaico, pré-histórico. E agora somos uma guiana?”

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo