Tempestade de inverno histórica paralisa México e sul dos EUA

Da Redação
[email protected]
Uma rara e poderosa tempestade de inverno atingiu o México e o sul dos Estados Unidos, trazendo caos às regiões afetadas. O fenômeno extremo causou o fechamento de estradas, suspensão de voos e cancelamento de aulas para milhões de estudantes, enquanto uma rajada de ar ártico mergulhava grande parte do centro-oeste e do leste dos EUA em temperaturas glaciais.
Os efeitos foram severos em estados como Texas e Louisiana, onde foram emitidos os primeiros avisos de nevasca para áreas costeiras. Mais de 2 mil voos foram cancelados e cerca de 10 mil enfrentaram atrasos. Dois dos principais aeroportos de Houston, no Texas, suspenderam as operações, enquanto o Aeroporto Internacional Louis Armstrong, em Nova Orleans, operava com restrições.
No México, a tempestade trouxe neve e temperaturas abaixo de -15°C em Chihuahua e Baja California, enquanto estados fronteiriços como Sonora, Coahuila e Nuevo León enfrentaram granizo e chuva gelada. Na área metropolitana de Monterrey, várias localidades registraram acúmulo de gelo, forçando o fechamento de rodovias e levando o governador Samuel García a suspender aulas entre segunda e quarta-feira.
Nos Estados Unidos, os efeitos da tempestade estenderam-se do Texas até a Carolina do Norte, com estados como Nova York enfrentando até 60 cm de neve nas proximidades dos Grandes Lagos. Governadores de Geórgia, Louisiana, Mississippi e Alabama declararam estado de emergência antes do fenômeno, com escolas e serviços sendo interrompidos.
Meteorologistas destacaram que esta tempestade é uma das mais intensas já registradas na região, comparável a eventos históricos de 1960 e até 1895. “Pelos padrões modernos, será uma tempestade histórica e memorável”, afirmou o meteorologista Donald Jones.