Aparecida de GoiâniaPolítica

Leandro Vilela lidera o primeiro turno em Aparecida de Goiânia com 48,2% dos votos

Leandro Vilela (MDB) foi eleito prefeito de Aparecida de Goiânia no primeiro turno, obtendo 48,2% dos votos válidos, o que representa 109.793 votos. Sua vitória é atribuída ao trabalho “com os pés no chão”, destacando a importância da humildade e da participação das mulheres, além do apoio decisivo do governador Ronaldo Caiado (UB) e do ex-prefeito Gustavo Mendanha. Vilela também citou o legado de Maguito, reconhecido como o melhor prefeito da cidade.

O candidato do PL, deputado federal Alcides Ribeiro, que começou a campanha liderando as pesquisas com até 30% de vantagem, ficou em segundo lugar com 43,4% dos votos, totalizando 98.415. Willian Panda (PSB) recebeu 20.443 votos (8,94%).

“Com a bênção de Deus e o apoio da população, venceu o time da humildade, que não calçou o salto alto, como fez o nosso concorrente. O povo de Aparecida é trabalhador, ordeiro e humilde, e assim fizemos a nossa campanha. Vou continuar conversando com a população diretamente, em reuniões, palanques móveis e através das redes sociais, porque respeito o povo e as instituições”, declarou Vilela.

O apoio das mulheres foi um fator crucial para a vitória de Vilela. A primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado, Mayara Mendanha e a deputada federal Sylvie Alves (UB) lideraram um movimento em defesa das mulheres, cujo voto foi decisivo na eleição.

A virada de Vilela também reafirma a força e a liderança de Caiado e Mendanha em Aparecida. Na última semana de campanha, Alcides Ribeiro veiculou vídeos antigos onde o governador e o ex-prefeito o elogiavam, mas as peças foram suspensas pela Justiça Eleitoral por não corresponderem à realidade, já que ambos apoiaram Vilela ativamente.

Caiado esteve presente em várias atividades de campanha e, na semana final, passou seis dos sete dias na cidade. Mendanha, que foi reeleito prefeito em 2020 com 98,8% dos votos válidos, também trabalhou incessantemente em prol de Vilela.

Além disso, a escolha de João Campos (Podemos), ex-deputado federal e pastor evangélico, como vice de Vilela contribuiu para a virada, já que a chapa recebeu apoio dos principais líderes do segmento evangélico de Goiás, como o bispo Oídes José do Carmo.

Fotos: Rodrigo Estrela

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo