Cidades

Número de solteiros cresce no país

Crescimento estimula mercado “single”

Os solteiros são o principal grupo na sociedade. Durante a quarentena decretada pela pandemia do novo coronavírus, entre os meses de maio e junho deste ano, aumentou 18,7%, crescendo o número de pessoas que moram sozinhas no Brasil. Em dez anos, o número de pessoas que vivem solitárias cresceu de 10,4% para 14,6%. O dado é do IBGE.

E essa tendência é mundial. O número de pessoas que vives sozinhas – seja  divorciadas, viúvas com filhos adultos e solteiras – está cada vez maior no Brasil e no mundo. Segundo a pesquisa “10 Principais Tendências Globais de Consumo” realizada pela Euromonitor Internacional, o número de residências com um único morador deve crescer a uma taxa média anual (CAGR) de 1,9% na próxima década. O estudo ainda mostra que, até 2030, a estimativa é que haja um aumento de 120 milhões de residências de uma única pessoa, o que corresponde a um aumento de 30% em relação a 2018.

De acordo com o estudo Brasil Pack Trends 2020, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), instituição de pesquisa ligada ao governo do Estado de São Paulo, o aumento da quantidade de residências com apenas uma pessoa e a vida urbana cada vez mais atribulada têm criado uma demanda por alimentos em porções menores ou individuais, o chamado ‘mercado single’. Geralmente são porções individuais de fácil preparo ou para consumo imediato.

Buscando atender a demanda destes consumidores em específico, redes varejistas têm investido em produtos com este tipo de embalagem, que permite também diferentes opções de consumo no caso de lares com mais de uma pessoa, ou seja, cada pessoa na residência pode escolher o que consumir.

Para fomentar esse mercado em constante crescimento, o Bretas comercializa produtos direcionados a esse nicho.  Na mercearia, existem opções como o azeite de oliva – em frasco reduzido de 250 ml -, arroz e açúcar de um quilo e os produtos – como carne, frutas, verduras e frios – comercializados a granel.

Na área de perecíveis industrializados e congelados, o consumidor pode contar com embalagem individual de lasanha, macarrão pronto, sanduíches, frascos menores de iogurte e até sobremesas prontas. Essas opções facilitam a vida de quem não pode sair para comer na rua.

 

O Bretas

Fundado em 1954, o Bretas está entre as maiores redes supermercadistas do País, com 81 lojas, 12 postos de combustíveis, e cinco Centros de Distribuição, em Minas Gerais e Goiás. Desde 2010 integrou-se a Cencosud, um dos principais grupos varejistas do mercado sulamericano com presença na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru, e um escritório comercial na China. No Brasil, o Bretas conta com cerca de 8 mil colaboradores que trabalham para oferecer aos clientes qualidade e serviço a preços justos. www.bretas.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo