Saúde

SUS inicia vacinação de profissionais da saúde contra a dengue a partir de fevereiro

Imunização com vacina de dose única do Instituto Butantan vai proteger trabalhadores da atenção primária em todo o país

O enfrentamento à dengue no Brasil entra em uma nova etapa a partir de fevereiro, com o início da vacinação de profissionais da saúde que atuam na linha de frente do atendimento à população. A medida foi anunciada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e prevê a imunização de cerca de 1,1 milhão de trabalhadores do Sistema Único de Saúde em todo o país.

A vacinação começa no dia 9 de fevereiro e utilizará a Butantan-DV, vacina de dose única desenvolvida pelo Instituto Butantan, com tecnologia 100% nacional. O imunizante é o primeiro do mundo em dose única contra a dengue e oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus.

Serão priorizados profissionais da atenção primária à saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários e equipes multiprofissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde. Segundo o Ministério da Saúde, esse grupo está mais exposto ao risco por ser o primeiro a atender pacientes com sintomas da doença.

A ampliação da vacinação será possível com a entrega de novas doses pelo Instituto Butantan, que deve fornecer cerca de 1,1 milhão de unidades adicionais até o fim de janeiro. Estudos clínicos indicam eficácia global de 74% da vacina, com redução de 91% dos casos graves e 100% de proteção contra hospitalizações causadas pela dengue.

O governo federal trabalha para expandir gradualmente a vacinação em dose única para a população geral de 15 a 59 anos, dependendo da disponibilidade de novas doses. Para acelerar a produção em larga escala, foi firmada uma parceria de transferência de tecnologia com a empresa chinesa WuXi Vaccines, o que pode ampliar a fabricação em até 30 vezes.

Além disso, o SUS segue ofertando a vacina QDenga, de duas doses, para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, agora com cobertura nacional. A expectativa do Ministério da Saúde é que, com o aumento da produção, a vacinação contra a dengue passe a integrar permanentemente o calendário oficial, fortalecendo o combate à doença em todo o país.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo