Sandro Mabel autoriza revitalização de 24 km de vias em sete bairros de Goiânia
Obra de mais de R$ 7 milhões será executada em 70 dias e leva recapeamento, microrrevestimento e pavimento de concreto a trechos antigos e desgastados da capital
Com foco em recuperar trechos antigos e muito desgastados da malha urbana, a Prefeitura de Goiânia deu início a mais uma etapa do programa de revitalização asfáltica da capital. A ordem de serviço, assinada nesta terça-feira (2/12) pelo prefeito Sandro Mabel, autoriza o recapeamento e a recuperação de ruas e avenidas em sete bairros, em uma intervenção de 24,35 quilômetros e investimento de R$ 7.168.574,39, a ser executada pelo Consórcio CFJ em até 70 dias.
Sete bairros contemplados e foco em trechos mais críticos

O novo pacote de obras contempla vias dos bairros Crimeia Leste, Vila Monticelli, Negrão de Lima, Parque Industrial de Goiânia, Bairro Feliz, Vila Morais e Jardim Novo Mundo. A prioridade são os trechos mais críticos, com pavimento antigo, elevado nível de desgaste e grande fluxo de ônibus e veículos.
Durante a assinatura da ordem de serviço, Sandro Mabel destacou que as frentes de trabalho começam de imediato, mesmo em período chuvoso, já que o consórcio atua em diferentes regiões da cidade. Segundo ele, a meta é manter o ritmo de obras e ampliar o programa a partir do próximo ano.
“É um investimento de mais de R$ 7 milhões para fazer mais de 24 quilômetros. Nós vamos agir nos trechos mais críticos, com vias antigas, muito desgastadas, e que precisam de intervenção rápida. O prazo é de 70 dias e o início é imediato. A nossa meta é manter o ritmo de obras mesmo com as chuvas, e no ano que vem faremos uma licitação maior para que Goiânia receba asfalto novo continuamente nos próximos três anos”, afirmou o prefeito.
Tecnologias distintas para garantir mais durabilidade ao asfalto

A intervenção inclui um conjunto de soluções técnicas que variam conforme a condição de cada via. O contrato prevê fresagem do revestimento em 148.755 metros quadrados, aplicação de mais de 10.710 toneladas de CBUQ com camada de três centímetros, microrrevestimento asfáltico em 21.679 metros quadrados, além de remendo profundo, reciclagem e estabilização de base, reforço na pavimentação e utilização de pavimento de concreto em pontos específicos.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Francisco Lacerda, o trabalho segue rigorosamente as normas da ABNT e busca aliar eficiência e melhor custo-benefício.
“Nos locais em que o asfalto está muito danificado fazemos a fresagem e aplicamos revestimento novo. Em áreas em que a base ainda está boa, usamos o microrrevestimento que recupera e protege a via com custo menor. É assim que garantimos eficiência e durabilidade”, detalhou.
Câmara acompanha ações e destaca atendimento a demandas antigas
A solenidade contou com a presença do vereador Anselmo Pereira, que ressaltou a parceria entre Câmara Municipal e Executivo para responder às demandas da população. Ele lembrou que o recapeamento chega a bairros onde o asfalto tem quase 50 anos e atende a uma reclamação histórica dos moradores.
“É um benefício esperado há muito tempo. Só aqui são mais de cem ruas que vão receber intervenção. É a prefeitura atendendo a comunidade, garantindo mobilidade e qualidade de vida a quem paga seus impostos e quer ver retorno”, afirmou o vereador.
Moradores apontam melhora na mobilidade e esperam mais conforto
Moradores da região relataram melhorias perceptíveis em trechos que já receberam intervenções em etapas anteriores e demonstraram expectativa com a ampliação das obras. O funcionário público José Eri Veloso da Silva citou a ligação entre a Avenida Pedro Rasmussen e a BR-153 como exemplo de transformação.
“Antes era muita dificuldade de tráfego, muitos buracos, e a duplicação melhorou muito. Agora esperamos que essa nova etapa beneficie todo o Bairro Feliz, Vila Moraes e região, que aguardam por esse serviço há quase 50 anos”, contou.
O conjunto de obras reforça a estratégia da Prefeitura de Goiânia de recuperar pavimentos antigos, reduzir custos de manutenção, melhorar o tráfego diário de quem utiliza transporte coletivo e veículos particulares e elevar o padrão de infraestrutura urbana em diferentes regiões da cidade.



