Caiado apresenta avanços na segurança pública durante Rocas Festival 2025

Governador apresentou resultados da gestão na área de segurança, ressaltou investimentos no sistema prisional e defendeu parcerias internacionais para exploração mineral.
Por Ana Lucia
[email protected]
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), apresentou, no Rocas Festival 2025, em Itu (SP), os resultados das políticas de segurança pública implementadas em seu governo. Ao lado de lideranças políticas nacionais, Caiado também destacou o potencial do estado na exploração de terras raras e defendeu a importância de fortalecer parcerias internacionais.
Durante o Painel de Governadores, mediado por Rafael Furlanetti, sócio-diretor da XP Investimentos, Caiado afirmou que Goiás se tornou referência em tranquilidade:
“Hoje, em Goiás, você pode andar com o celular na mão em qualquer lugar, pode deixar o carro na rua. Temos, inclusive, o seguro veicular mais barato do Brasil”.
Ele ressaltou ainda a necessidade de uma abordagem integral:
“O Estado não pode se curvar ao bandido. Quando se consolida o Estado Democrático de Direito, a população vive em paz e pode criar seus filhos longe do narcotráfico”.
O governador destacou o modelo de ressocialização adotado nos presídios goianos, com atividades de confecção, marcenaria, construção civil e salas de estudo.
“Somos referência. Na semana passada, recebi o embaixador de El Salvador para apresentar o funcionamento dos nossos presídios”, afirmou.
Terras raras em Goiás
Outro ponto de destaque foi o potencial do estado na exploração de terras raras, minerais estratégicos para a indústria tecnológica. Goiás concentra reservas em Minaçu, Nova Roma e Iporá, sendo Minaçu a única cidade com operação comercial em funcionamento no país.
“O mundo inteiro busca esse recurso, e Goiás é o estado brasileiro com as maiores reservas. Já recorremos ao Japão para apoiar a transformação desses minerais em produtos de alto valor agregado”, explicou Caiado.
Festival e solidariedade
O 3º Rocas Festival, realizado de 10 a 14 de setembro na Coudelaria Rocas do Vouga, reúne líderes políticos, empresários e personalidades para debater temas diversos.
A programação inclui ainda exposições, provas e leilões de cavalos da raça Puro Sangue Lusitano.
Entre os destaques está o leilão beneficente em prol do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), primeiro hospital estadual 100% SUS voltado ao tratamento do câncer infantojuvenil.
O centro será oficialmente inaugurado em 25 de setembro, e parte da arrecadação do festival será destinada ao projeto.