
Programa Ilumina Aparecida leva LED ao setor Santa Luzia e acelera modernização em toda a cidade
Mais de 6 mil pontos já foram substituídos em toda a cidade; meta da gestão Vilela é modernizar 100% da iluminação até o fim de 2025
Foto: Divulgação – Secom
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, iniciou na última sexta-feira, 2 de maio, a modernização completa do parque luminotécnico do setor Buriti Sereno, o maior bairro da cidade. A ação faz parte do programa Ilumina Aparecida, que está substituindo as lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED em toda a cidade. No Buriti Sereno, serão trocados 2.463 pontos de iluminação pública.
Simultaneamente, as equipes do programa estão finalizando os trabalhos nos setores Santa Luzia e Chácara São Pedro. No Santa Luzia, os serviços estão em fase de revisão técnica e testes finais dos 698 pontos que já foram substituídos. Já no Chácara São Pedro, 755 pontos já receberam as novas luminárias e a modernização está praticamente concluída.
“Estamos transformando a realidade das nossas ruas e avenidas com uma iluminação mais eficiente e inteligente. O Ilumina Aparecida não apenas moderniza a cidade, mas também garante mais segurança para os moradores e torna os espaços públicos mais acolhedores e bem utilizados pela população”, afirmou o prefeito Leandro Vilela.
De acordo com a SDU, desde o início do programa, em 17 de março, 6.748 pontos já foram modernizados em bairros como Garavelo (1.980 pontos), Cidade Vera Cruz (1.819), Jardim Tiradentes (1.008), Aeroporto Sul (783) e Madre Germana (403), todos com cobertura 100% em LED.
Após a conclusão dos serviços no Buriti Sereno, as frentes de trabalho avançarão para os setores Rosa dos Ventos (678 pontos), Cidade Livre (552) e Cidade Satélite São Luiz (716 pontos), mantendo o cronograma de execução com equipes atuando prioritariamente no período noturno.
Além da modernização, o serviço de manutenção da rede também segue em ritmo intenso. Somente no mês de abril, foram realizadas 3.929 trocas de lâmpadas queimadas, atendendo demandas da população via call center, site da Prefeitura e rondas técnicas.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Wagner Siqueira, destacou os impactos positivos da iniciativa. “Estamos diante de uma mudança estrutural no modelo de gestão da iluminação pública. Com a nova tecnologia, melhoramos a qualidade da luz nas ruas, reduzimos custos operacionais e conseguimos redirecionar recursos para áreas essenciais como saúde, educação e assistência social. É um investimento que se traduz em benefícios reais para a população.”
Ilumina Aparecida
Com investimento inicial de R$ 160 milhões e projeção total de até R$ 581 milhões ao longo dos 24 anos de contrato, o Ilumina Aparecida é executado por meio de Parceria Público-Privada (PPP) com o Consórcio Luz Pública Aparecida e prevê a substituição de até 73 mil pontos de iluminação em toda a cidade.
Além da economia de até 75% no consumo de energia, as novas luminárias contam com sensores para controle de intensidade, detecção de falhas em tempo real e, futuramente, poderão transmitir dados e imagens, contribuindo para o monitoramento urbano e a segurança pública.
O projeto também contempla iluminação temática em monumentos históricos, campanhas de conscientização como o Outubro Rosa e Novembro Azul, além de decoração natalina moderna — reforçando o compromisso da gestão com uma cidade mais segura, inteligente e acolhedora.