CidadesESPORTE

8ª edição da Corrida contra o Crack de Aparecida mobilizou milhares de pessoas contra o uso de drogas

Mais de cinco mil pessoas entre atletas amadores, profissionais e espectadores agitaram Aparecida de Goiânia neste domingo, 11. A Avenida Rio Verde e vias próximas se transformaram em pista de corrida durante a realização da 8ª edição da corrida Aparecida Correndo Pela Vida Contra o Crack, que tem como objetivo conscientizar a comunidade, principalmente os jovens, sobre o combate ao uso indiscriminado do crack focando no esporte como ferramenta para a promoção de uma vida mais saudável.

O evento é uma realização da Prefeitura de Aparecida de Goiânia em parceria com a Associação Carmelo e apoio de varias entidades. “Este é uma das maiores ações esportivas do Brasil voltada para o combate às drogas, esse mal que vem destruindo pessoas e famílias. E nós como poder público temos a função de conscientizar as pessoas para o não uso de entorpecentes e para isso o melhor meio é o esporte. E a corrida tem atingido seus objetivos, que é levar a informação às pessoas”, comentou o prefeito Gustavo Mendanha ao dar a largada.

A corrida foi dividida em quatro categorias, sendo a maratoninha voltada para crianças até 12 anos, infanto-juvenil corredores de Aparecida, e a categoria geral para atletas de todo o Brasil com percursos de 5 e 10 quilômetros e deficientes físicos. A premiação geral dos competidores foi dividida por faixa etária. Eles ganharam medalhas e também troféus. Com 64 anos de idade o senhor Josafá Almeida de Araújo se emocionou ao cruzar a linha de chegada. “Aqui hoje eu não estava disputando com os outros competidores, mas comigo mesmo, por isso estou tão feliz em completar os cinco quilômetros de prova”, disse.

Em 1º lugar na categoria geral 5km feminino, a atleta Adriana Oliveira Silva parabenizou a organização do evento. “O esporte é o melhor meio de se ter uma vida saudável longe das drogas, por isso parabenizo a todos da Prefeitura de Aparecida por esta iniciativa”, sublinhou ela que é da cidade e participa pela segunda vez da corrida. Daniel Gouveia de Cuiabá terminou a prova de 5km em 15 minutos e 54 segundos ficando com o 3º lugar geral masculino. “Participo pela segunda vez e o nível é bem forte”, destacou.

Atleta amador, o jornalista Allan David de 34 anos contou orgulhoso que venceu seu recorde. “Estou feliz por atingir o meu objetivo que era baixar meu tempo dos 10 kms de 58 para 56 minutos. Acho a iniciativa da administração pública muito louvável e o trajeto percorrido foi bem tranquilo e organizado”, salientou ele ao final. “Eu não vim competir pelo primeiro lugar, mas buscar a superação e consegui me superar completando os cinco quilômetros tranquilamente”, ressaltou também a atleta amadora, Adelina Garcês de 39 anos. As crianças também ficaram ansiosas e se emocionaram durante a maratoninha.

De acordo com o coordenador da ação, Júlio Lemos, o evento é voltado ao público praticante e simpatizante de corrida de rua, em suas variadas faixas e tem atingido as expectativas. “Todos os anos reunimos milhares de paruma das maiores ações esportivas do Brasil voltada para o combate às drogas, esse mal que vem destruindo pessoas e famílias. E nós como poder público temos a função de conscientizar as pessoas para o não uso de entorpecentes e para isso o melhor meio é o esporte. E a corrida tem atingido seus objetivos, que é levar a informação às pessoas”, comentou o prefeito Gustavo Mendanha ao dar a largada.

O vice-prefeito, Veter Martins e o secretário de Esportes de Aparecida, Gerfeson Aragão também correram ao lado dos atletas. “O esporte é o melhor caminho para se ter uma vida saudável e longe das drogas”, pontuou Gerfeson ao final dos cinco quilômetros. “Conscientizar as pessoas para os perigos das drogas é o nosso principal objetivo”, salientou Veter. Prestigiaram o evento os secretários Einstein Paniago (Casa Civil), Afonso Boaventura (Governo), Luziano da Costa (Mobilidade e Defesa Social), Tarcísio dos Santos (AparecidaPrev), além da Delegada Regional, Cybele Tristão e do deputado federal João Campos.

Saúde – Ao final do percurso, os competidores tiveram direito à água e frutas para repor as energias e a equipe de profissionais da Saúde realizavam aferição de pressão e massagem. “Estou feliz em completar os 5kms de prova”, ressaltou o vencedor da prova na categoria deficientes físicos andante, Wellington Rosa, morador de Trindade. A lista completa com os nomes dos vencedores e tempo percorrido de cada atleta pode ser encontrada no site: www.correndopelavida.net. Fonte: Daniela Ribeiro

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo