Cidades

6 cuidados básicos que você deve ter com os pets!

A relação do Homem com cães e gatos tem longa data. Há milênios essas parcerias têm prosperado, mas nunca antes foram vistos vínculos tão fortes quanto os que vivenciamos hoje com nossos animais de estimação.

1. Alimentar

Assim como acontece com a gente e com todos os animais, os nutrientes que os pets precisam para manter a sua função vital vêm dos alimentos. Só que, diferentemente dos seus ancestrais, nossos cães e gatos vivem dentro de nossas casas e não precisam caçar para sobreviver.

2. Fazer a castração

A castração é sempre aconselhável, ainda mais quando não se quer cuidar de filhotes. Ao contrário do que muita gente pensa, esse procedimento protege os animais de estimação, já que evita a superpopulação e seus consequentes abandonos.

3. Dar banhos e escovar

Fazer a higiene do seu animal de estimação é mais do que apenas um capricho. Remover as sujidades da pelagem de cães e gatos ajuda no controle de parasitas e proporciona mais bem-estar a eles. Além disso, no momento do banho ou da escovação, você observa melhor o seu pet e pode identificar algo de errado ou diferente.

4. Visitar o veterinário

Levar os peludos para uma consulta com o veterinário também faz parte dos cuidados com os pets. Pelo menos uma vez ao ano, é essencial fazer essa visita. O profissional vai fazer um check-up para atestar que está tudo certo, e esse acompanhamento próximo previne uma série de doenças.

5. Manter a vacinação em dia

Outro cuidado que não pode ser negligenciado diz respeito às vacinas. Há uma variedade de patógenos que provocam doenças graves em cães e gatos (que deixam sequelas ou são fatais), e a vacinação garante a proteção dos pets.

6. Controlar os parasitas

Como recém mencionei, as vacinas protegem os pets de diversos patógenos, porém, não os livram de outros incômodos causados por parasitas externos (como pulgas e carrapatos) e internos (como os vermes intestinais).

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo