GCM ativa na proteção do patrimônio público e do cidadão

Em Aparecida de Goiânia, a Guarda Civil Municipal (GCM) atua 24 horas na proteção do patrimônio público e dos mais de 600 mil habitantes. A instituição, que foi criada em meados da década de 1990, na gestão do ex-prefeito Norberto Teixeira, com apenas 50 homens, evoluiu acompanhando o desenvolvimento da cidade. 

 

Hoje, conforme a legislação, a corporação atua preventivamente e ostensivamente, garantindo segurança e preservação de prédios públicos e da população em geral. São empregados 513 agentes nas diversas frentes de operação.  

 

Dividida em oito regionais, a GCM consegue cobrir toda a cidade. Sempre que acionada pela população, através do telefone 153, a instituição está pronta para prestar auxílio eficaz diante de qualquer ilícito. “Estamos sempre atentos para dar resposta rápida às solicitações da comunidade”, diz o comandante Weber Júnior.  O Comando Geral está localizado no Setor Garavelo.

 

No Centro de Treinamento e Formação (CEFA), homens e mulheres recebem qualificação adequada para atuar nas ruas da cidade. A GCM disponibiliza ainda Curso de Qualificação Anual de Armamento e Tiro (CQA) e conta com serviço psicológico especializado para habilitação do porte de arma de seus agentes. 



Graças aos investimentos da gestão municipal, todos os guardas trabalham armados e contam com outros equipamentos necessários para o desempenho de suas funções.

 

“O serviço da GCM, que era preventivo, ganhou mais responsabilidade, podendo a corporação atuar de maneira ostensiva. Foi criado um grupamento especializado que é a ROMU. Bem preparada, com porte de arma e com armamento letal e não letal, a GCM atua em diversas ocorrências em nosso município” aponta o secretário municipal de Segurança Pública, Roberto Cândido.

 

Outras secretarias que realizam ações de fiscalização são amparadas pela GCM sempre que necessitam de segurança para desenvolver suas atribuições legais. “ Atuamos com a Secretaria de Saúde, realizando várias diligências no período da pandemia; com a Secretaria do Meio Ambiente, nas apreensões de som automotivo. Também somos parceiros do Juizado da Infância e Juventude na proteção dos jovens em locais insalubres”, aponta o secretário. 

 

Projeto aprovado pela Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia prevê a implantação na cidade, através da GCM, da Patrulha Maria da Penha. Em breve, a corporação vai criar um destacamento específico para atuar no combate aos crimes contra a mulher.

GCM garante segurança em escolas e Cmeis

 

Para garantir a segurança de milhares de crianças e adolescentes, a GCM de Aparecida de Goiânia está presente em todas as escolas e Cmeis, conforme determinação do prefeito Vilmar Mariano. Os agentes atuam diariamente para evitar possíveis ataques, garantindo ambiente favorável para o aprendizado e convívio de milhares de crianças e adolescentes. 

O comandante da GCM de Aparecida, Weber Júnior, reforça ainda que além de contar com a presença dos agentes, as unidades escolares também são monitoradas 24 horas por dia. “A tecnologia auxilia muito no nosso trabalho. Já conseguimos evitar vários furtos em escolas graças ao monitoramento em tempo real”.

 

Pequenos agentes

 

A Guarda Mirim atende dezenas de crianças e adolescentes , que no contra turno escolar, recebem formação moral e cívica  ,curso de informática , educação ambiental e outros. Os pequenos aparecidenses matriculados participam ativamente de eventos realizados no município.