Veja o que abre e fecha na região metropolitana de Goiânia durante o feriado de Finados
O feriado de Finados, nesta quinta-feira (2), tem horários especiais de funcionamento para as diversas atividades, tanto comerciais quanto públicas, na região metropolitana de Goiânia. Confira abaixo.
Serviços de varrição, coleta de lixo orgânico, roçagem, remoção, ajardinamento e viveiros também seguirão em regime de plantão pela Capital. Além desses, a administração municipal manterá opções de lazer, como os parques Mutirama e Zoológico, abertos normalmente durante o feriado prolongado.
A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) informa que serão criadas cinco linhas na quinta-feira (2/11) para atender a população com deslocamento para os cemitérios Parque, Jardim das Palmeiras, Memorial e Jardim da Esperança, com operação das 7h às 18h.
O expediente nos órgãos do Executivo Municipal, que não são classificados como essenciais, será retomado na segunda-feira (6/11).
Veja como será o funcionamento dos órgãos da administração municipal:
Atende Fácil
As unidades do Atende Fácil estarão fechadas durante todo o feriado, a partir de quinta-feira (2/11). O funcionamento normal será retomado na segunda-feira (6/11), das 8h às 19h.
Comurg
Para casos de queda de árvores e recolhimento de animais mortos, os serviços também não sofrerão interrupção. Mantém o funcionamento das operações essenciais de limpeza, como varrição, coleta de lixo orgânico, serviços de roçagem, remoção, ajardinamento e viveiros por escala. Os cidadãos podem solicitar a Central de Atendimento (62) 3524-8555, pelo aplicativo Prefeitura 24 horas ou WhatsApp da Comurg (62) 98596-8555.
Saúde
Os casos de urgência e emergência serão atendidos nas 16 unidades de saúde que funcionam 24 horas por dia, conforme classificação de risco, ou seja, com prioridade às situações mais graves. Atualizações sobre a testagem ampliada estão disponíveis no link: https://www.goiania.go.gov.br/goiania-adiante/saude/testagemampliada/. Quanto à vacinação, as unidades plantonistas serão: o Centro Municipal de Vacinação (CMV), UPA Dr. Domingos Viggiano – Jardim América, e o Ciams Urias Magalhães. As três unidades estarão abertas das 8h às 17h.
Para as situações de urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192, que conta com Central de Regulação e profissionais de salvamento.
Centro de Zoonoses
O Centro de Zoonoses funcionará em regime de plantão e poderá ser acionado pelos telefones (62) 3524-3131 ou 3524-3130, quando presenciados animais agressivos. Em caso de mordida, a pessoa ferida deve procurar com urgência a unidade de saúde mais próxima.
Atendimento às mulheres vítimas de violência
O feriado não altera o funcionamento da Casa Abrigo Sempre Viva, que atende mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em Goiânia. O espaço, que tem capacidade para acolher 50 mulheres, fica aberto 24 horas por dia. O encaminhamento é feito pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam). O abrigo tem psicóloga, assistente social e outros profissionais especializados em lidar com ocorrências do gênero. A localização da Casa é mantida sob sigilo por motivos de segurança.
Assistência Social
As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) percorrem ruas de Goiânia realizando busca ativa 24 horas por dia. A população pode entrar em contato pelo telefone (62) 3524-7389. A Central de Óbitos de Goiânia funcionará 24 horas durante todo o feriado.
Fiscalização Ambiental
O atendimento segue normalmente. O plantão fiscal atenderá denúncias ambientais recebidas por meio do telefone 161.
Guarda Municipal
Funcionará normalmente e, em casos suspeitos, a população pode entrar em contato com a Guarda Civil Metropolitana (GCM) pelo telefone 153.
Lazer
Os parques Zoológico e Mutirama vão funcionar normalmente durante o feriado prolongado. O Mutirama funcionará de quinta-feira (2/11) a domingo (5/11), das 10h às 16h, com entrada gratuita. O Zoológico, por sua vez, receberá público de quarta-feira (1º/11) a domingo (5/11), das 8h30 às 17h, com compra de ingressos na bilheteria, que custa R$ 5, até às 16h.
CMTC
Os ônibus do transporte coletivo da Capital circulam na quinta-feira (2/11) com programação de horário mista, sendo que as linhas serão operacionais com planilha de sábado e domingo. As linhas expressas com uma frota de 54 ônibus, com 27 disponíveis para o primeiro turno e outros 27 para o segundo turno.
A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) informa que serão criadas cinco linhas na quinta-feira para atender a população com deslocamento para os cemitérios Parque, Jardim das Palmeiras, Memorial e Jardim da Esperança, com as seguintes linhas:
– Linha 100: Cemitério Parque/ Jardim das Palmeiras/ Centro, com operação das 7h às 18h
– Linha 101: Terminal da Praça da Bíblia/ GO-020/ Cemitério Memorial, com operação das 7h às 18h
– Linha 102: Terminal Padre Pelágio/ Avenida Perimetral/ Cemitério Parque, com operação das 7h30 às 17h30
– Linha 103: Terminal Araguaia/ Cemitério Jardim Esperança, com operação das 7h30 às 17h30
– Linha 105: Terminal Praça A/ Cemitério Parque, com operação das 7h30 às 18h
O município recomenda, ainda, aos passageiros que utilizem o aplicativo SiMRmtc para conferir os horários disponibilizados e a previsão da chegada dos ônibus.
Confira o que abre e fecha na saúde estadual no feriado de Finados
Confira como fica o funcionamento das unidades na capital e interior:
Unidades de saúde localizadas em Goiânia que voltam a funcionar integralmente na segunda-feira (6/11):
– Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu)
– Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad)
– Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo)
– Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG)
– Hospital Estadual de doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT)
– Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL)
– Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol)
Unidades de saúde localizadas em Goiânia que retomam o funcionamento na sexta-feira (3/11):
– Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol)
– Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer)
– Complexo de Referência Estadual em Saúde Mental Professor Jamil Issy (Cresm)
Unidades de saúde localizadas no interior e na Região Metropolitana de Goiânia que retornam as atividades na sexta-feira (3/11)
– Hospital Estadual do Centro Norte Goiano (HCN)
– Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hetrin)
– Hospital Estadual de formosa (HEF)
Hospitais localizados no interior e na Região Metropolitana que voltam a funcionar na segunda-feira (6/11)
– Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa)
– Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana)
– Hospital Estadual de Pirenópolis Ernestina Lopes Jaime (Heelj)
– Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja)
– Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos (HEI)
– Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos Dr. Geraldo Landó (HSLMB)
– Hospital Estadual de Luziânia (HEL)
Funcionamento de outras unidades e serviços especiais:
– Banco de Sangue do Hugol retoma os trabalhos na sexta-feira (3/11)
– Central Estadual de Medicação de alto Custo Juarez Barbosa (Cemac) volta a funcionar na segunda-feira (6/11)
– Centro de Informações e Assistência Toxicológica (Ciatox) – atua em regime de plantão, pelo telefone (0800 646 4350), para orientações sobre intoxicações, envenenamentos e acidentes com animais peçonhentos
– Gerência de Transplantes – regime de plantão, pelo telefone 3201-2200, para casos de notificação, captação e distribuição de órgãos
Funcionamento da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo)
– Todas as unidades suspendem as atividades na quinta-feira (2/11) e reabrem na sexta-feira, das 8 horas às 18 horas, para atendimento ambulatorial e aos doadores voluntários de sangue, das 8 horas às 18 horas
– O Hemocentro Coordenador, em Goiânia, funciona no sábado, das 8 horas às 12 horas
Funcionamento da rede de policlínica
– As Policlínicas Estaduais de Goiás e São Luís de Montes Belos terão suspensos todos os atendimentos na quinta e sexta-feira (2 e 3 de novembro). A retomada a normalidade será na segunda-feira (6/11).
– Nas Policlínicas Estaduais de Posse, Quirinópolis, Goianésia e Formosa, somente funcionarão, na quinta e sexta-feira, os serviços de hemodiálise. A parte administrativa terá retomada a normalidade do funcionamento na segunda-feira.