Educação

Superintendente de Educação apresenta trabalho em Congresso no México

O superintendente Executivo de Educação da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), Manoel Barbosa dos Santos Neto, apresentará seu trabalho Educação e Feminicídio no Innovation Fest 2019 Michoacan, um congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação, no México.

O artigo científico, aprovado pela curadoria do evento, foi desenvolvido há cinco anos em conjunto com o policial civil Valdivan Santos, utilizando dados e informações da capital, Goiânia, e de Corumbá de Goiás, do interior do Estado.

Manoel Barbosa e Valdivan Santos farão a conferência de apresentação do seu trabalho no dia 14.

Educação e Segurança

Tomando como base casos e números de violência contra a mulher e informações sobre a escolaridade de envolvidos nesses episódios, Manoel Barbosa e Valdivan Santos estudam a relação dos índices de violência com a maior ou menor escolaridade dos autores e vítimas.

A pesquisa de campo, em Goiânia, foi realizada nas escolas Patrícia Rodrigues de Paiva e Pedro Costa de Medeiros, duas escolas municipais do Bairro Guanabara, situado na região Norte da capital. Em Corumbá de Goiás, a pesquisa foi feita no Colégio Estadual André Gáudie. As informações e dados da polícia civil objeto do trabalho foram coletados na Delegacia Municipal de Corumbá de Goiás e na Delegacia da Mulher, de Goiânia.

Para Manoel Barbosa, na abrangência do trabalho deles, essa relação indicou uma baixa escolaridade na maioria dos casos estudados. Para o superintendente, é necessário mudar a forma de pensar das pessoas: “Se não conseguirmos mudar a cultura, só a atuação policial não vai resolver a situação, por isso o foco deve ser na Educação”, afirma.

Além de promover e fortalecer a popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Innovation Fest 2019 Michoacan tem o objetivo de contribuir na resolução de questões levantadas pelos setores produtivo, acadêmico, social e público de Michoacan através de resultados de pesquisa científica e tecnológica, novos softwares, criatividade e talento, e conhecimento. Michoacan tem 4 milhões de habitantes, dos quais, 800 mil vivem em Morélia.

Em sua 2ª edição, o congresso é promovido por meio do Fundo Institucional Regional de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação (Fordecyt) pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação da Província de Michoacan (ICTI), do México. O evento será realizado nos dias 14, 15 e 16 de março na cidade de Morélia.

Comunicação Setorial da Seduc

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo