
A Prefeitura de Trindade, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, comandada pela secretária Gerúsia de Paiva, promoveu palestra com a titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) do município, delegada Renata Vieira. O tema foi a Lei Maria da Penha e aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Pai Eterno.
A delegada informou sobre medidas disponibilizadas pela Justiça para atender mulheres vítimas de agressores e como elas devem proceder.
Renata Vieira listou algumas agressões que enquadram na Lei Maria da Penha, como: 1.Humilhar, xingar e diminuir a autoestima; 2.Tirar a liberdade de crença; 3.Fazer a mulher achar que está ficando louca; 4.Controlar e oprimir; 5.Expor a vida íntima; 6.Atirar objetos, sacudir e apertar os braços; 7.Forçar atos sexuais desconfortáveis; 8.Impedir a mulher de prevenir a gravidez ou obrigá-la a abortar; 9.Controlar o dinheiro ou reter documentos; 10.Quebrar objetos da mulher.
A delegada destaca a importância de as mulheres não terem medo de denunciar agressões sofridas e que elas não podem se calar diante de qualquer ato que as maltratem ou humilhem.
“Todas mulheres merecem respeito e luto com todas as forças pelos direitos delas”, afirma Renata Vieira.
A secretária Gerúsia de Paiva agradeceu a delegada pela presença e pelo papel de cidadã que desempenha no município. “Hoje, com a senhora no comando, nós, mulheres, nos sentimos mais seguras e confiantes, porque temos uma segurança ativa em Trindade’’, disse ela. (Com informações da Secretaria Municipal de Assistência Social)