Sebrae Goiás Inova com Curso de Empreendedorismo para Deficientes Visuais
Em uma iniciativa pioneira, o Sebrae Goiás lança o curso “Empreendedorismo Inclusivo – Uma Oportunidade para Pessoas com Deficiência Visual Explorarem o Mundo dos Negócios”.
Este projeto visa empoderar uma parcela significativa da população brasileira, que inclui cerca de 6,978 milhões de pessoas com deficiência visual, das quais apenas 32,6% estão inseridas no mercado de trabalho.
O curso é uma combinação robusta de teoria, prática e inspiração, desenhado para equipar os participantes com as habilidades necessárias para transformar ideias em realidades tangíveis, superando os desafios do mercado e prosperando no universo empreendedor.
Um ambiente de aprendizado acessível foi meticulosamente criado, incorporando adaptações em cores, contrastes e disposição do conteúdo para alinhar o curso às necessidades específicas dos alunos.
Aurisberg Leite Matutino, designer gráfico da Unidade de Comunicação, Marketing e Eventos do Sebrae Goiás e que possui visão monocular, teve um papel crucial na adaptação da identidade visual do curso.
“A importância desse curso transcende o conteúdo programático; ele coloca as pessoas com deficiência visual no coração do debate sobre empreendedorismo, abrindo portas para que iniciem ou impulsionem seus próprios negócios”, destaca Matutino.
Por outro lado, Emília Rosângela Pires, analista de Inovação do Sebrae Goiás, enfatiza que o curso busca quebrar várias barreiras, destacando-se o combate ao capacitismo – preconceito frequentemente dirigido às pessoas com deficiência.
“Nosso objetivo é desmistificar a noção de que empreender é um caminho exclusivo para pessoas sem deficiência. Este curso é uma prova de que o empreendedorismo é acessível a todos, oferecendo as ferramentas e o conhecimento necessários para sucesso nos negócios”, ressalta Pires.
O gerente da Unidade de Soluções do Sebrae Goiás, Victor Antônio Costa, revela que a motivação por trás deste curso é promover a diversidade.
“Este é apenas o começo. Com o sucesso deste curso, planejamos expandir nossa oferta para incluir cursos destinados a pessoas com diferentes tipos de deficiência. Estamos construindo uma verdadeira trilha de inclusão”, diz entusiasmado.
Este curso não apenas abre portas para novas oportunidades de carreira, mas também reafirma o compromisso do Sebrae Goiás com a inclusão e a igualdade de oportunidades no mundo dos negócios.
Sobre o curso
O curso é 100% gratuito em formato de ensino a distância (EAD). Conceitos básicos de empreendedorismo, análise de comportamentos-chave e descoberta do próprio perfil empreendedor fazem parte da primeira etapa. Na segunda, o participante vai aprofundar os conhecimentos em estratégias e modelos de negócios, como definir um modelo de negócio eficiente, identificar oportunidades de mercado e utilizar estratégias de marketing digital para potencializar a presença no mercado.
Na etapa final o foco são as tecnologias e a gestão empresarial que facilitam gerir os negócios e promovem a autonomia. “A ideia é que, ao concluir o curso, o participante possa criar e gerir o próprio negócio com mais conhecimento, inovação e capacidade de se adaptar às constantes alterações no mercado”, avalia o gerente da Unidade de Soluções.
SERVIÇO
Curso Empreendedorismo Inclusivo – Oportunidade para pessoas com deficiência visual
Inscrições: gratuitas pelo site: http://bit.ly/3AFDjMs
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178