Nacional

“Saidão” de presos: Mais de 2 mil detentos são liberados no DF

Retorno está previsto para a terça-feira

A Justiça do Distrito Federal libera nesta 6ª feira (13) mais de 2.000 presos para o 5º “saidão” do ano. De acordo com calendário definido pela Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal, os detentos devem retornar à prisão até 3ª feira (17).

O benefício foi o mesmo concedido ao serial killer Lázaro Barbosa em 2016, quando ele cumpria regime semiaberto no Centro de Progressão Penitenciária (CPP). O maníaco fugiu em um “saidão” de Páscoa e só foi capturado 2 anos depois.

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), o benefício só é concedido a presos com autorização para trabalho externo ou saídas temporárias. Também é necessário cumprir os critérios de bom comportamento.

Ao todo, 2.171 detentos estão sendo liberados no quinto “saidão” do ano, sendo 1.066 do CPP e 70 da Penitenciária Feminina. Os demais estão presos no Complexo da Papuda: 1.029 estão no Centro de Internamento e Reeducação (CIR), 5 estão na Penitenciária do Distrito Federal 1 (PDF 1) e 1 está no Centro de Detenção Provisória 1 (CDP 1).

Os beneficiados serão mantidos sob vigilância e passarão por controle diário de fiscalização residencial.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo