GoiâniaMais lidasVídeos

Saiba como solicitar revisão do IPTU em Goiânia

Prazo para recorrer foi estendido até dezembro

Os boletos para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2022) em Goiânia já estão disponíveis. Os contribuintes podem emiti-los pelo site da Prefeitura de Goiânia ou recebê-los em sua residência.

Com o novo Código Tributário do Município, sancionado no final de 2021 pelo prefeito Rogério Cruz após aprovação na Câmara Municipal, muitos goianienses estão confusos quanto aos cálculos do imposto. Alguns relatam “aumento abusivo” após mudanças. Nestes casos, poderão entrar com recurso para revisão do valor. Para isso, é preciso realizar um procedimento gratuito em uma unidade do Atende Fácil.

Emissão

Para emitir o boleto para pagamento à vista ou a primeira parcela do IPTU pelo site www.goiania.go.gov.br, é preciso ir em menu >>> “IPTU e ITU” >>> “Emitir guia para pagamento do IPTU e ITU”. O documento também foi enviado aos respectivos imóveis, com vencimento para 21/2/22, tanto para a primeira parcela quanto parcela única.

Caso, de posse dos boletos, o contribuinte discorde do valor cobrado, é garantido o direito de entrar, gratuitamente, com pedido de revisão. O recurso deve ser apresentado até o final do ano em uma das unidades do Atende Fácil, mediante agendamento.


Onde pedir a revisão dos valores do IPTU/2022

Para agendar atendimento no Atende Fácil é preciso acessar o site http://agendamento.goiania.go.gov.br/agendamento/#/home e selecionar a categoria “Atende Fácil” e o serviço “Atendimento Geral”.

O próximo passo é escolher uma das unidades do Atende Fácil, a data disponível e o horário desejado. A última tela é a de confirmação do agendamento. Lembrando que, para confirmar, é necessário cadastrar o usuário, caso seja o primeiro acesso, ou inserir login e senha. Existem estas opções: Paço Municipal, Estação Ferroviária, Av. Mangalô, Praça da Bíblia e Cidade Jardim.

Documentação

No dia do atendimento, o cidadão deve levar documentos pessoais do proprietário do imóvel, documentos do imóvel (incluindo o número de inscrição, presente no carnê do IPTU) e informações que baseiem o seu recurso.

O cidadão também pode tirar dúvidas sobre o IPTU/2022 na Gerência de Fiscalização do IPTU, situada no bloco D, Sala 24, 1º Andar, no Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Ou, ainda, pelo e-mail:[email protected] ou pelo telefone (62) 98545-0862.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo