Representantes do Banco de Desenvolvimento da América Latina visitam obras em Aparecida
Os representantes da Corporação Andina de Fomento (CAF) vistoriaram as obras em andamento na cidade, feitas com financiamento da instituição internacional

Na manhã desta terça-feira,18, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, recepcionou representantes da Corporação Andina de Fomento – CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) que realizou a vistoria de obras em andamento na cidade com financiamento da instituição internacional.
Ao lado de auxiliares da gestão municipal, o prefeito liderou a comitiva que visitou obras concluídas como o Eixo Leste-Oeste 04, que liga a Avenida Santana ao novo campus da Universidade Federal de Goiás (UFG), e a ponte recém-inaugurada entre o Jardim Helvécia e Bairro Cardoso que integra o Eixo Leste-Oeste 01. Também foram vistoriados trechos dos eixos 2, 3 e 5 (2A).

“Destacamos aos executivos da CAF a importância dessas obras de mobilidade para o presente e futuro de nossa cidade. E eles tiveram a oportunidade de verificar como está o andamento de cada frente de trabalho que vai representar mais qualidade de vida para milhares de pessoas”, aponta o prefeito Vilmar Mariano sobre o tour nos canteiros de obras.
A vistoria é algo previsto nos contratos firmados com a CAF e serve para medir a execução das obras. “Eles vieram para fiscalizar as obras dos eixos e certificar que tudo está sendo feito conforme o contrato”, acrescenta o prefeito.
Vilmar ainda detalhou que as obras do Eixo Leste-Oeste 01, que vai permitir ligação direta entre a GO-040, no Jardim Maranata e Avenida Rio Verde, no Jardim Helvécia, é uma das mais avançadas. “Falta pouco para entregarmos, estamos acertando com a ENEL o deslocamento de alguns postes para concluirmos”, explicou.

Além de visitar as obras de construção dos novos eixos viários, os representantes da CAF também vistoriaram a divisa entre o Setor Industrial Santo Antônio e Veiga Jardim onde será construída uma ponte sobre o córrego Santo Antônio, permitindo ligação rápida e segura entre os dois bairros.
O grupo também conheceu o percurso entre o Eixo Leste Oeste 02 e 03, que se encontra com o 01 no Goiânia Park Sul e o Setor Madre Germana que irá receber o Eixo Leste Oeste 02A. Essa obra, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e a Secretaria da Fazenda, está em fase de licitação e terá cerca de sete quilômetros pavimentados quando concluída.
“As obras estão bem no aspecto da qualidade. Creio que as obras serão feitas conforme a qualidade que foi pactuado”, resumiu o executivo da CAF, Victor Vacca Pereira.

Ainda de acordo com o representante da instituição que financia as obras, o município serve de exemplo para outras cidades brasileiras. “Aparecida de Goiânia é um dos poucos municípios onde a CAF tem dois empréstimos. O primeiro foi muito exitoso e este segundo vai na mesma linha. Isso demonstra a confiança que a CAF tem junto com a Prefeitura de Aparecida e vamos continuar o trabalho”, elogiou.
O secretário municipal da Fazenda, André Luiz Rosa, o superintendente de engenharia da Secretaria de Infraestrutura, Roberto Lemos, e outros técnicos das duas pastas também acompanharam a vistoria das obras.
Confira abaixo o percentual de obras executadas em cada eixo viário!
Eixo Leste-Oeste 01: 68% executado
Eixo Leste-Oeste 02: 40% executado
Eixo Leste-Oeste 03: 70% executado
Eixo Leste-Oeste 04: 100% executado
Eixo Leste-Oeste 05: 10% executado
Eixo Leste-Oeste 02/A: em licitação