Cidades

Relembre sucessos que marcaram a carreira de Gal Costa

Cantora morreu nesta quarta-feira (9/11)

O Brasil perdeu nesta quarta-feira (9/11) uma das maiores vozes da música brasileira. A cantora Gal Costa morreu nesta manhã, aos 77 anos. Ela se recuperava de uma cirurgia realizada em setembro. A causa da morte da artista não foi revelada pela assessoria de imprensa. Ao lado de nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia, a baiana foi uma das pioneiras da Música Popular Brasileira (MPB).

A equipe do jornal A Redação listou cinco sucessos de Gal para relembrar um pouco da trajetória da artista. Confira:

Baby
Primeiro grande sucesso de Gal, Baby foi composta por Caetano Veloso a pedida da irmã, Maria Bethânia.
Meu Nome é Gal
A canção foi composta por Roberto e Erasmo Carlos a pedido do então empresário da cantora, Guilherme Araújo. A faixa integra o primeiro disco solo lançado por ela, em 1969.
Vapor Barato
Lançada em 1971, a música foi um dos maiores sucessos do disco Fa-Tal – Gal a Todo Vapor, e ganhou, anos depois, uma versão feita pelo O Rappa. Política, a canção foi escrita durante a ditadura militar. Além disso, foi lançada três anos após a implantação do AI-5.
Brasil
A canção de protesto foi regravada pela cantora, e caiu na boca do povo depois de ser a trilha sonora da abertura da novela Vale Tudo, de 1988. A música é de composição de Cazuza.
Um dia de domingo 
A cantora gravou a balada Um dia de domingo – uma das canções mais inspiradas da dupla de compositores Michael Sullivan & Paulo Massadas, hitmakers que dominaram as paradas de sucessos dos anos 1980, em dueto com Tim Maia (1942 – 1998) para o álbum Bem bom de 1985.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo