Aparecida de GoiâniaPolítica

Pré-campanha de Leandro Vilela recebe apoio de lideranças políticas e religiosas

Articulação coordenada pelo ex-prefeito Gustavo Mendanha (MDB) aproxima Vilela de líderes religiosos, vereadores e presidentes de partido

Da Redação
[email protected]

A movimentação de pré-campanha de Leandro Vilela (MDB) será intensificada nos próximos dias. Desde que foi oficializado como pré-candidato a prefeito de Aparecida de Goiânia, com apoio da base governista, que é liderada pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e pelo vice Daniel Vilela (MDB), o ex-deputado federal participa de eventos públicos e se reúne reservadamente com lideranças políticas, religiosas e classistas em busca de apoio para o pleito de outubro.

Responsável pela coordenação de pré-campanha de Leandro Vilela, o ex-prefeito Gustavo Mendanha é o principal articulador do projeto. Mendanha é quem apresenta o pré-candidato emedebista às lideranças locais. Nos últimos dias, os dois se encontraram com lideranças religiosas com grande representatividade na cidade.

Estamos trabalhando a pré-campanha e conversando com as lideranças religiosas e políticas. Vamos conversar com os vereadores e o Leandro já está nas ruas”, diz Mendanha.

Assembleia Vila Nova 

Líder da Assembleia de Deus Ministério Vila Nova , pastor Josué Gouveia, declarou apoia a Leandro Vilela (Foto: Divulgação)

Na segunda-feira, 8 , o presidente regional  da Assembleia de Deus Ministério Vila Nova, Pastor Josué Gouveia, declarou apoio ao pré-candidato governista. A reportagem confirmou a informação com Gustavo Mendanha. Participaram do encontro com o líder eclesiástico o vice-governador Daniel Vilela , o presidente da Emater Goiás e ex-deputado estadual, Rafael Gouveia, Mendanha , o pastor Josué Gouveia e o próprio Leandro. Nas redes sociais , Rafael, que é filho de Josué, comemorou sinalizando que a aliança foi estabelecida durante o almoço. “No cardápio, frango com pequi, o estado de Goiás e a política, em especial de Aparecida de Goiânia”.

Na primeira pessoa, Gustavo também destacou a aliança nas redes sociais. O ex-prefeito acrescentou ainda que “o projeto dará continuidade ao desenvolvimento iniciado por Maguito e prosseguido por mim, que hoje tem Leandro Vilela como líder”. Na postagem, Mendanha não citou o prefeito Vilmar Mariano (União Brasil), que era o então pré-candidato e foi substituído por Leandro. Outro líder religioso que recebeu Leandro e Gustavo foi o pastor presidente da Igreja Catedral da Família, Salmo Diomar.

Assembleia Pedro Ludovico

A Igreja Assembleia de Deus Ministério Pedro Ludovico (ADPEL), liderada pelo pastor Neuton Pereira Abreu, também desembarcou no projeto de Leandro Vilela. A instituição foi uma das primeiras a declarar apoio ao emedebista. A reportagem do Diário Goiás em Destaque apurou que o núcleo político da Adpel informou os membros durante uma reunião com obreiros no dia 2 de julho. Ao todo, o ministério conta com 66 igrejas na cidade.

Vereadores

Leandro participou da “Festa do Milho” realizada pela vereadora Camila Rosa (Foto: Jhonney Macena)

Leandro Vilela , ao que tudo indica , terá apoio de ao menos 10 dos 25 vereadores com mandato. A composição do MDB com o União Brasil, que é liderado pelo governador Ronaldo Caiado, favorece o projeto. Nos próximos dias, conforme apurado pela reportagem, os parlamentares serão convidados para reuniões de alinhamento.

A bancada do MDB, por exemplo, é a maior no Poder Legislativo aparecidense. Alguns vereadores procurados pela reportagem disseram que aguardam posicionamento do prefeito Vilmar Mariano. Porém, a cúpula do partido vai cobrar empenho na pré-campanha e campanha de Leandro mesmo que Mariano não apoie Leandro.

Os vereadores emedebistas são: Diony Nery, Edinho Carvalho, Gilsão Meu Povo, Hans Miller, Sandro Oliveira, Valéria Pettersen e Fábio Ideal. Sandro e Hans já estão empenhados na candidatura de Leandro. Os dois parlamentares são ligados ao ex-prefeito Gustavo Mendanha.

Entre os vereadores da bancada emedebista , os mais ligados ao prefeito Vilmar são Diony Nery e Valéria Pettersen.  Um vereador ouvido pela reportagem rechaçou qualquer possibilidade de apoiar outro pré-candidato. “Tenho lado e devo caminhar com meu partido”.

Sandro Oliveira avalia que as ações de pré-campanha estão atrasadas porque Leandro “sempre foi muito respeitoso com Vilmar”. O vereador defende que mesmo com o nome citado em pesquisas , o ex-deputado federal não trabalhou a pré-candidatura sem antes ser oficializado como pré-candidato pelo Palácio das Esmeraldas. “A pré-campanha começa agora. O reflexo vai começar a aparecer no começo do mês de agosto”.

No União Brasil, dois vereadores recuaram da disputa pela reeleição e já anunciaram apoio à pré-candidatura de Professor Alcides (PL): Erivelton Contador e Amendoim. Camila Rosa já participou de eventos com Leandro Vilela. Lelis Pereira  estaria, segundo uma fonte, “acertado”. Araújo e o líder do prefeito Isaac Martins ainda não se manifestaram e aguardam posicionamento de Vilmar Mariano.

Delegado Waldir

O presidente do Detran-GO e ex-deputado federal por três mandatos, Delegado Waldir (União Brasil), também declarou apoio à pré-candidatura de Leandro. Waldir classificou Vilela como “grande amigo”, “experiente”, “trabalhador” e “capacitado”. Acrescentou ainda que Leandro “como deputado federal levou muitas transformações para esse povo de Aparecida”.

Nas eleições de 2022, quando disputou uma vaga ao Senado, Delegado Waldir foi o terceiro mais votado em Aparecida. Naquele pleito , o ex-deputado federal recebeu 36.427 mil votos na cidade.

Apoio de Vilmar

O prefeito Vilmar Mariano tem protelado a decisão sobre quem irá apoiar na disputa pela Prefeitura de Aparecida. Há alguns dias, Mariano até brincou. “Posso apoiar o Alcides, o Leandro e até mesmo o Willian Panda”, disparou quando questionado sobre o assunto durante entrega das obras de revitalização da Avenida Rio Verde.

Vilmar garantiu que a decisão será tomada após consulta às lideranças que estavam apoiando seu projeto. O prefeito , inclusive, já sinalizou que a decisão não deverá ser tomada nos próximos dias. À imprensa , ele disse que tem até as convenções partidárias para decidir. O prazo final é 5 de agosto.

Após ser oficializado como pré-candidato, Leandro Vilela não poupou elogios ao trabalho feito por Vilmar. Disse que espera contar com apoio do prefeito ao defender a “união da base” na cidade. Coordenador-geral da pré-candidatura de Leandro Vilela, Gustavo Mendanha também espera contar com Mariano no projeto. “Ele disse que vai esperar as convenções, esperamos contar com apoio dele . É importante”, disse ao Diário Goiás em Destaque.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo