Aparecida de GoiâniaCidadesPolítica

Pastor bolsonarista assume PL em Aparecida e projeta eleição de até oito vereadores

Novo presidente da sigla assegura que candidatos terão suporte necessário e que novas filiações serão bem-vindas

Indicado pelo deputado federal Professor Alcides (PL), o pastor evangélico, corretor de imóveis e bacharel em direito, Heverson Dias Vaz, assumiu a presidência do partido em Aparecida de Goiânia.
“Quem iria assumir o partido era o Professor Alcides, mas ele me convidou e fiquei lisonjeado diante de tantos outros nomes na cidade”, conta. Ele lembra que se identifica com as causas bolsonaristas defendidas pelo PL. “A direita me representa melhor e representa as pessoas que convivo. Existe uma ideologia por trás, estou em um partido que defende as mesmas causas que eu: religião, família, constituição”, completa.
A principal “responsabilidade” do novo presidente da sigla é montar chapa competitiva para disputar as eleições do próximo ano. Heverson Vaz aponta que o objetivo é eleger entre “seis e oito vereadores”. Para isso, diante do cenário político, vai precisar de verdadeiros campeões de votos.
“Vamos ter dificuldade para montar a chapa em virtude da grande quantidade de filiados. Em Aparecida, o PL se tornou um dos maiores partidos em número de lideranças. No momento oportuno, vamos reunir essas lideranças e conversar com o deputado para montarmos uma chapa competitiva”.
Heverson reforça o objetivo da sigla, que é o maior colégio eleitoral do deputado federal Professor Alcides. “Já fomos procurados por muitas lideranças que querem se filiar. Acredito que o PL, como um dos maiores partidos do Brasil, tem condição de fazer entre 50 e 60 mil votos, dando oportunidade para entre seis e oito vereadores serem eleitos na cidade”.
Embora garanta que o partido segue aberto para novas filiações, o presidente aponta que a estratégia é “selecionar os melhores quadros”. Ele lembra que as regras para a nova eleição mudaram. “A legislação nova vai permitir 26 candidatos [chapa] e o número de candidatos em geral vai diminuir. Com isso, a votação de grandes lideranças tende a aumentar”.
O PL, ainda de acordo com o novo presidente, vai abrir espaço para participação feminina. “Hoje, Aparecida tem apenas duas mulheres na Câmara Municipal, mas temos condições de aumentar esse número porque temos mulheres competitivas que podem tirar quatro ou cinco mil votos”. Heverson lembra que a regra prevê que 30% das candidaturas sejam de mulheres. Segundo ele, o partido pode ultrapassar a marca. “Pode ser 50% mulheres e 50% homens”.
Aos interessados em disputar a eleição pelo PL, o presidente assegura suporte. “Vamos dar condições, vamos formar uma chapa competitiva. Hoje, o partido tem mais recursos de Fundo Partidário e Fundo Eleitoral”.
A determinação da Direção Nacional do PL é que candidatos a prefeito sejam lançados pela sigla nas principais cidades brasileiras para fomentar o bolsonarismo e dar condições para que o nome indicado pelo ex-presidente possa ser lançado candidato à Presidência, em 2026. Em Aparecida, o deputado federal Professor Alcides lidera as pesquisas. Porém, é aliado do prefeito Vilmar Mariano (Patriota), que vai em busca da reeleição.
Professor Alcides tem dito que vai decidir se será candidato ou não a prefeito em janeiro. À imprensa, inclusive, assegurou que irá consultar Bolsonaro antes de tomar a decisão.
Heverson Vaz reforça que a decisão sobre candidatura da sigla a prefeito será tomada posteriormente.Ele não descarta, mas também sinaliza que Professor Alcides poderá compor com Vilmar.

Hoje, o Professor Alcides é aliado. Essa conversa de candidatura não vai ser discutida agora. Talvez o Vilmar e o deputado, lá na frente, encontrem uma composição correta e eles alinhando a situação; Pode ser que o PL tenha candidato e pode ser que não. Essa situação será discutida no ano que vem”, detalha.

Perfil
Ao Goiás em Destaque, o pastor destacou que mora em Aparecida de Goiânia desde 1989 e que milita na política local há mais de 20 anos. Nesse período, foi assessor parlamentar de vereadores e deputados. Heverson foi testado nas urnas, em 2016, quando aceitou convite de Professor Alcides e obteve 404 votos. Atualmente lidera a Igreja de Cristo, no Jardim Tiradentes.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo