Papa Francisco segue estável no hospital e apresenta melhora após radiografia

Da Redação
[email protected]
O papa Francisco permanece estável no hospital e uma recente radiografia do tórax confirmou a melhora em sua condição, disse o Vaticano nesta quarta-feira (12), em mais um sinal de progresso, já que o pontífice de 88 anos luta contra uma pneumonia dupla.
Francisco foi internado no hospital Gemelli, em Roma, em 14 de fevereiro, com uma infecção respiratória grave que tem exigido tratamento contínuo. Em sua última atualização médica, o Vaticano informou que a condição clínica do papa era estável e que uma radiografia do tórax realizada na terça-feira “confirmou radiologicamente as melhoras registradas nos dias anteriores”.
Francisco tem sido descrito em uma condição estável ou de melhora há mais de uma semana, mas o Vaticano não forneceu um prazo para sua alta do hospital. Seus médicos disseram na segunda-feira que ele não estava mais em perigo imediato de morte, após três semanas de tratamento que incluíram quatro crises respiratórias agudas.
O papa é propenso a infecções pulmonares devido a uma pleurisia que teve quando jovem adulto e à remoção de parte de um pulmão.
Durante sua estadia no hospital, Francisco tem recebido oxigênio e sido submetido a fisioterapia respiratória para ajudar na respiração, além de fisioterapia para a mobilidade. Devido a dores nos joelhos e nas costas, ele tem usado uma cadeira de rodas nos últimos anos.
Francisco, que celebrará o 12º aniversário de sua eleição como papa em 2013 nesta quinta-feira, não foi visto em público desde que entrou no hospital, sendo essa a ausência mais longa de seu papado.
Médicos não envolvidos no tratamento de Francisco indicaram que ele provavelmente enfrentará um longo e difícil caminho para a recuperação, dada a sua idade e outras condições médicas.
O Vaticano não divulgou imagens de Francisco no hospital, mas o papa gravou uma breve mensagem de áudio para agradecer aos fiéis em 6 de março.