O simples ato de comprar pão em uma padaria no Jacarezinho, favela na zona norte do Rio, levou Yago Corrêa de Souza, de 21 anos, a ser preso no domingo (6/2). O jovem foi detido por policiais militares em uma ação contra o tráfico de drogas.
Imagens obtidas mostram o momento em que o jovem compra os pães no estabelecimento, que, de acordo com a família, seriam para um churrasco. Yago aparece com uma camisa do Flamengo e uma bermuda.
Confira o momento em que o jovem aparece na padaria:
Em um segundo momento, Yago foi visto em uma farmácia. Segundo familiares, o jovem teria corrido para o local após perceber uma confusão na rua envolvendo policiais militares.
Yago aparece entrando na farmácia com as mãos levantadas, como se estivesse se rendendo. Junto dele, estava a sacola de pão. Um policial militar, no entanto, entrou na farmácia com um fuzil e apontou para o jovem, que foi levado.
Ao G1, os parentes de Yago alegam que houve um princípio de tumulto com policiais na Rua Amaro Rangel, e que o jovem e outras pessoas correram para se proteger.
“Perdemos nosso direito de ir e vir. Nem na padaria mais podemos ir. Eu estou pedindo ajuda pra comunidade porque hoje foi com meu irmão, amanhã pode ser o filho de qualquer outra pessoa que saia pra comprar um pão, uma carne, e não sabe se vai retornar”, afirmou Erica.
Lugar errado, na hora errada
Apesar da afirmação da corporação de que Yago portava drogas no momento em que foi detido, um despacho da 25ª DP desta segunda-feira (7/2) cita que os agentes da delegacia conversaram “informalmente” com o jovem e tiveram impressão de que ele estivesse “no lugar errado, na hora errada”.
Com isso, o delegado que analisou o caso se manifestou pela soltura de Yago, e orientou que a família leve o documento com a representação na audiência de custódia do rapaz, que vai acontecer na tarde desta terça-feira (8/2), às 13h, no Presídio de Benfica.