ESPORTEMais lidas

Nos pênaltis, Atlético Goianiense conquista o bicampeonato goiano

Depois de perder no tempo normal por 3 a 1, o Dragão derrotou o Goiás pelo placar de 5 a 4 nas penalidades máximas

O Atlético Goianiense é o campeão goiano de 2023. Jogando no Estádio Hailé Pinheiro, o time comandado pelo técnico Mozart derrotou o Goiás, nos pênaltis, por 5 a 4 e faturou o bicampeonato estadual.

No tempo normal, o Esmeraldino levou a melhor e venceu pelo placar de 3 a 1. Alesson, Vinícius e Palacios marcaram os gols do triunfo alviverde durante os 90 minutos. Luiz Fernando anotou o tento rubro-negro.

Nas penalidades máximas, nenhum jogador perdeu sua cobrança. No entanto, o lateral-esquerdo Hugo tocou na bola com os dois pés, fazendo com que seu gol fosse invalidado. Bruno Tubarão marcou por último e deu o título ao Dragão.

O jogo

A partida que encerrou o Campeonato Goiano de 2023 começou agitadíssima. Com apenas seis minutos, o árbitro Wilton Pereira Sampaio já havia assinalado uma penalidade máxima a favor do Goiás. No entanto, após consulta ao VAR, o lance acabou sendo anulado pela arbitragem.

Mas a primeira oportunidade clara de gol demorou a sair. Ela veio apenas na marca de 21 minutos, quando Sander recebeu dentro da área e arriscou o chute cruzado. Bem posicionado, o goleiro Ronaldo fez a defesa e evitou que o placar fosse aberto na Serrinha.

Do lado do Atlético Goianiense, o primeiro ataque perigoso foi letal. Aos 29 minutos, o volante Rhaldney roubou a bola de Alesson no meio de campo e lançou para Gustavo Coutinho, na ponta esquerda. O camisa 9 levou até a linha de fundo e cruzou rasteiro para o meio da área, onde estava Luiz Fernando, que chegou completando para o fundo das redes esmeraldinas.

Ainda no primeiro tempo, o Esmeraldino conseguiu empatar. Na marca de 37 minutos, Alesson aproveitou um cruzamento de Sander e subiu mais alto que a defesa atleticana para testar firme e deixar tudo igual na Serrinha. Nos últimos minutos da primeira parte, Fellipe Bastos recebeu dois cartões amarelos e acabou sendo expulso.

Mas a desvantagem numérica não fez muita diferença para o Goiás. No começo da segunda etapa, o Esmeraldino conseguiu virar o jogo. Emerson Santos derrubou Nicolas na grande área e Wilton Pereira Sampaio assinalou a penalidade máxima. Vinícius se encarregou da cobrança e não desperdiçou.

Na metade do segundo tempo, Rhaldney também recebeu seu segundo cartão amarelo e foi expulso. Com dez contra dez, o Goiás foi para cima do Atlético Goianiense e conseguiu, nos últimos minutos, marcar o gol que levaria a disputa para os pênaltis. De fora da área, Palacios acertou no cantinho de Ronaldo e ampliou a vantagem esmeraldina para 3 a 1, resultado que deixou o placar agregado empatado.

Pênaltis

Na disputa por pênaltis, todos os quatro primeiros jogadores da cada clube converteram suas cobranças. Na quinta do Goiás, Hugo até mandou a bola para o fundo da rede. Mas a arbitragem flagrou que o lateral-esquerdo tocou na bola com os dois pés, o que fez com que o lance fosse invalidado. Com isso, Bruno Tubarão bateu o quinto e último do Atlético Goianiense e deu o título ao time do bairro de Campinas.

Ficha técnica
Goiás 3×1 Atlético-GO

Data: 9 de abril de 2023
Horário: 16h
Local: Estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia (GO)

Gols: Alesson (37’/1T), Vinícius (9’/2T) e Palacios (50’/2T) – GOI; Luiz Fernando (29’/1T) – ACG

Cartões vermelhos: Fellipe Bastos (52’/1T) – GOI; Rhaldney (24’/2T) e Luiz Fernando (após o fim do jogo) – ACG

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
Assistentes: Bruno Pires (Fifa/GO) e Tiago Gomes (GO)
VAR: José Cláudio Rocha (Fifa/SP)

Goiás: Tadeu; Apodi (Maguinho), Sidimar, Bruno Melo e Sander (Hugo); Fellipe Bastos, Willian Oliveira (Julián Palacios) e Dieguinho; Vinícius, Nicolas (Diego Gonçalves) e Alesson (Matheus Peixoto).
Técnico: Guto Ferreira

Atlético-GO: Ronaldo; Rodrigo Soares, Lucas Gazal, Emerson Santos e Jefferson; Matheus Sales, Rhaldney, Moraes Jr. (Bruno Tubarão) e Shaylon (Ramon Menezes); Gustavo Coutinho (Airton) e Luiz Fernando (Igor Torres).
Técnico: Mozart

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo