NacionalPolícia

Material radioativo furtado é recuperado em São Paulo

Na última segunda-feira (8), foi encontrada a última peça do material radioativo furtado, junto com uma picape, na Zona Leste de São Paulo. A peça, uma coluna de Germânio-68 com radiação ainda ativa, estava em um ferro-velho em Itaquera, na mesma região do furto ocorrido na semana passada.

Felizmente, segundo a Comissão Nacional de Energia Nuclear, a coluna estava intacta, sem rompimentos, e não houve dispersão nem contaminação ambiental. Essa coluna seria utilizada em exames de cintilografia, com uma dose muito baixa de radiação e volume reduzido do material radioativo.

No domingo anterior, técnicos já haviam encontrado cinco blindagens de chumbo usadas para isolar colunas de outros materiais com radiação inativa, representando um risco mínimo para a saúde.

Com a localização dessa última peça, a Comissão Nacional de Energia Nuclear encerrou suas responsabilidades em relação ao ocorrido. A Secretaria de Segurança Pública informou que três indivíduos, de 21, 25 e 53 anos, foram presos por receptação e porte ilegal de material nuclear, registrando o ocorrido na delegacia do Parque do Carmo.

Foto: Comissão Nacional de Energia Nuclear

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo