CADERNO ESPECIALSenador Canedo

Mais de 70 praças requalificadas e entregues crescimento e desenvolvimento

Moradores de diferentes regiões de Senador Canedo são beneficiados com espaços de lazer, entretenimento e prática de atividades esportivas. A prefeitura está construindo praças com pista de caminhada, pergolados, bancos, academia aberta, iluminação e parque infantil em vários bairros.

“Nossa expectativa é oferecer novas praças para moradores de diferentes bairros. Desde que assumimos a gestão municipal já entregamos mais de 70 praças e vamos continuar trabalhando para que a população seja beneficiada com locais para o lazer e também prática de esporte”, afirma o prefeito Fernando Pellozo. 

A Praça Morel Cipriano de Bastos, por exemplo, conhecida como Praça do Coreto, na Vila Matinha, foi totalmente reformada e ampliada. No total, mais de R$ 320 mil foram investidos, contemplando a reforma completa da academia ao ar livre e a requalificação do coreto. Além disso, a praça, que foi construída há mais de 30 anos, agora conta com playground com grama sintética e quadra esportiva iluminada em LED.

A quadra esportiva foi construída no setor para garantir que as crianças e adolescentes tenham um local próximo de suas residências para momentos de lazer e descontração, reforçando o compromisso da Prefeitura em promover mais qualidade de vida para a população. 

O morador Pedro de Souza comemora mais esse benefício. “Aqui no bairro temos projetos sociais na área do esporte, para pessoas hipertensas e diabéticas, e este campo de futebol vai suprir essa demanda. Só podemos agradecer à prefeitura, a expectativa para começar a desfrutar do local é grande”, afirmou. 

Parque Municipal

A Praça Criativa Vanessa Rodrigues de Andrade, no setor Margarida Procópio, também foi revitalizada e requalificada.  O espaço público conta com palco principal com camarins, sanitários coletivos, quiosques, área com equipamentos de ginástica, pista de Skate, dois Playgrounds e área de convivência com jardim e iluminação. 

Além dos espaços já entregues, a cidade possui projetos de novas praças. Todas as novas praças serão entregues seguindo o mesmo padrão de qualidade. “Nós buscamos melhorar a vida das pessoas possibilitando o bem-estar. E as praças, além de valorizar o bairro, deixam os moradores satisfeitos”, afirma o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Vitor José.

Iluminação de LED 

Mais luminosidade e segurança 

A Prefeitura de Senador Canedo tem investido na implantação de lâmpadas de LED na cidade, proporcionando maior segurança e qualidade na vida urbana. Até o momento, mais de 5.000 lâmpadas de fluorescente já foram substituídas por lâmpadas de LED, que resulta em melhor luminosidade e redução no gasto com energia elétrica.

O prefeito Fernando Pellozo comemora o avanço: “Esta é uma demanda muito frequente dos moradores que estamos conseguindo atender com rapidez. O resultado nós vemos na rua: mais claridade na cidade e a população se sentindo mais segura”. Segundo ele, o investimento ultrapassa R$ 15 milhões. 

Ao todo, Senador Canedo possui 23.067 postes em 114 bairros. Com um sistema de iluminação mais eficiente e durável, a cidade terá uma melhor visibilidade noturna, o que pode contribuir para a prevenção de crimes e acidentes de trânsito.

Saneamento 

Água tratada e abastecimento para todos 

A Agência de Saneamento de Senador Caneado (Sanesc) tem realizado mudanças constantes para conter o desabastecimento e melhorar a produção e entrega de água nas residências. 

O foco das ações também é a proximidade do período mais seco do ano, o de estiagem, que há mais possibilidade de altas temperaturas e diminuição da vazão devido à ausência de chuvas, que pode dificultar o processo de produção e distribuição de água tratada.

A atual gestão recebeu um sistema funcionando com cerca de 40% de sua capacidade e conquistou importantes avanços no primeiro mês da nova administração, com a regularização do abastecimento à população, em todas as regiões do município.

Segurança Municipal

Mais segurança, tranquilidade e qualidade de vida 

A Guarda Civil Municipal foi valorizada nesta gestão. Primeiro com a convocação de 50 aprovados em concurso realizado em 2019. Neste ano, foram convocados 20 do Cadastro Reserva. Esta é a terceira chamada da segunda convocação feita por Pellozo referente ao certame de 2019. Investimentos também foram realizados em novas viaturas, equipamentos e treinamentos e ampliação da central de videomonitoramento. Além, claro, da aprovação do Plano de Carreira para os guardas civis municipais. Os investimentos continuados são compromisso da atual gestão em garantir segurança pública, tranquilidade e qualidade de vida aos canedenses. 

Fotos: Guarda Civil 

Habitação e Regulação Fundiária  

Dignidade, bem-estar e qualidade de vida 

Uma mudança significativa no cenário da administração municipal de Senador Canedo ocorreu com a criação da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária. Com a criação do órgão municipal, a atual gestão demonstra um compromisso ainda maior com o desenvolvimento de políticas públicas habitacionais. 

A prefeitura já conseguiu entregar 1,6 mil escrituras de imóveis, sendo 1,1 mil com ação direta do Município e os demais em parceria com o Governo de Goiás, por meio da Agehab. “A Habitação é uma área importante dentro da gestão pública, ganhando força com a criação de órgão próprio e com a técnica podemos estreitar parcerias com governos e instituições do Terceiro Setor”, afirmou Pellozo. 

Videomonitoramento

A Central de Videomonitoramento de Senador Canedo, centro de inteligência composto por câmeras especiais e servidores da prefeitura, tem auxiliado na resolução de crimes diversos. As câmeras são instaladas em todas as entradas e saídas da cidade, além de pontos estratégicos, e funcionam como um dispositivo de monitoramento 24 horas que identifica veículos com restrição.

A equipe de operacionalização do sistema de monitoramento é composta por Guardas Civis Municipais e servidores administrativos que atuam em dupla, em formato de plantão. Isso garante cobertura 24 horas por dia no monitoramento do Município e agiliza a comunicação entre as forças de segurança. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo