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Mais de 40% de inativos e pensionistas não comparecem para recadastramento

Período era de 1º de julho até 31 de agosto

Goiânia – Levantamento realizado pelo governo estadual apontou que mais de 40% dos beneficiários previstos para o período de 1º de julho a 31 de agosto de 2021 não fizeram o recadastramento anual obrigatório dos aposentados, militares inativos e pensionistas do Poder Executivo, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Goiás. Os dados foram divulgados pela Goiás Previdência (GoiasPrev), após 60 dias da retomada do serviço, suspenso em março de 2020 devido ao isolamento social imposto pela pandemia da covid-19.
A GoiasPrev elaborou um cronograma de acordo com o mês de aniversário do segurado, de forma a regularizar os cadastros até janeiro de 2022. Segundo a Gerência de Cadastro, Auditoria e Junta Médica Previdenciária da Goiasprev, 7.623 beneficiários, aniversariantes dos meses de janeiro e de julho, deveriam ter recadastrado até 31 de agosto de 2021. No entanto, apenas 4.561 compareceram para a atualização cadastral e 3.062 (40,16%) deixaram de agendar ou comparecer para atualizar seus dados nos postos de atendimento na capital e nos municípios goianos.
Previsto na lei complementar nº 161/20, o recadastramento anual obrigatório foi criado com o objetivo de evitar pagamentos indevidos (por exemplo, óbitos não identificados e fraudes). A regularização no prazo determinado garante o recebimento dos benefícios, evitando o bloqueio de pagamento do segurado.
Conforme o presidente da Goiasprev, Gilvan Cândido da Silva, o cronograma foi pensado de acordo com os números de segurados e pontos de atendimento para evitar aglomeração. “Para maior segurança do beneficiário e da instituição, a Goiasprev elaborou um calendário para 2021, contando com o multiatendimento da instituição e a parceria da Secretaria da Administração (Sead), por meio das unidades do Vapt Vupt e do Ipasgo, somando 123 postos de atendimento em todo o Estado”.
Gilvan ressalta ainda a importância de os segurados da previdência estadual ficarem atentos aos prazos fixados no calendário, publicado no site da Goiasprev (www.goiasprev.go.gov.br) e divulgado semanalmente em todos os canais de comunicação da instituição, considerando que a irregularidade implica em bloqueio dos benefícios e consequentes transtornos para o segurado e para a instituição.
Atendimento ao segurado
A Goiás Previdência informa que o atendimento para o recadastramento anual obrigatório dos aposentados, militares inativos e pensionistas (civis e militares) do serviço público estadual será realizado por meio de agendamento e poderá ser feito pelos seguintes canais:
Goiasprev: atendimento somente por videoconferência
Essa modalidade será exclusiva para pensionista, aposentados e militares inativos com comorbidade comprovada por atestado e para os que residem fora do Estado ou do País.
O agendamento será realizado após o envio da documentação exigida para o e-mail [email protected], o qual será respondido em até 48h, com a data e horário disponíveis para realização do recadastramento.
Deverão ser enviados os seguintes dados:
•Número de telefone (WhatsApp) para contato que tenha câmera para a videoconferência.
•Identidade frente e verso.
•Comprovante de endereço atualizado dos últimos três meses com o CEP.
•Se pensionista, certidão de casamento/nascimento atualizada com data dos últimos três meses.
Para os aposentados e pensionistas residentes em outros estados brasileiros ou estrangeiros permanece a opção do kit de recadastramento no site www.goiasprev.go.gov.br, que deverá ser devidamente preenchido e enviado pelos Correios.
Vapt Vupt: 70 unidades em todo o Estado
O recadastramento presencial será feito nas agências do Vapt Vupt, com agendamento prévio no site vaptvupt.go.gov.br/agendamento – Agendamento GoiasPrev
Postos do Ipasgo: 52 unidades em todo Estado
Atendimento (telefones, endereços e horários): clique aqui
Nas localidades que não possuem unidade do Vapt Vupt, o recadastramento será realizado nos postos de atendimento do Ipasgo.

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