Mais de 200 venezuelanos são transferidos de Roraima para o Sul
Governo ainda reforça segurança na fronteira e estende prazo para uso das Forças Armadas
Partiram de Boa Vista (RR) rumo a Canoas (RS), 201 venezuelanos, como parte do processo de interiorização estimulado pelo governo federal. Com mais essa ação, passa de 1,7 mil a quantidade de imigrantes levados a outras unidades da federação desde abril.
O objetivo é transportar cerca de 400 pessoas por semana durante este mês. Nos dias 4 e 5, foram levados 408 para Manaus (AM), Cuiabá (MT), São Paulo (SP), Esteio (RS) e Brasília (DF).
Emprego das Forças Armadas Para garantir a segurança dos brasileiros e dos venezuelanos que entram no Brasil por Roraima, militares das Forças Armadas vão continuar no estado até 30 de outubro. A autorização para o Exército atuar sob a Garantia da Lei e da Ordem na região valeria apenas até a quarta-feira (12), mas a validade foi estendida por outro decreto assinado nessa terça e publicado no Diário Oficial da União.
O envio dos homens que passaram a atuar nas cidades de Pacaraima e Boa Vista foi autorizado em 28 de agosto. A decisão ocorreu uma semana depois que moradores expulsaram venezuelanos de barracas e abrigos, ateando fogo a seus pertences. Roraima recebeu mais de 130 mil venezuelanos desde o ano passado, segundo estimativas da Polícia Federal. Com informações do Portal Brasil.