Política

Maguito Vilela incentivará geração de empregos aos jovens

A gestão do candidato do MDB prevê duas frentes principais: incentivos para empresas contratarem jovens sem experiência e qualificação profissional, principalmente na área de tecnologia

A criação de nove polos econômicos em Goiânia, com a atração de milhares empresas e de indústrias, vai garantir a geração de milhares de novos empregos na capital nos próximos quatro anos numa gestão de Maguito Vilela (MDB). Mas outro desafio será o de criar oportunidades aos jovens que buscam a primeira colocação no mercado de trabalho. Para isto, a proposta do candidato a prefeito é de apresentar, ainda no primeiro semestre de 2021, uma política de incentivos para as empresas instaladas e as que vierem investirem em Goiânia ofertarem vagas para jovens ainda sem experiência no mercado de trabalho.

“O desemprego de jovens, muitas vezes por falta de experiência profissional, é um grande drama social que precisa ser enfrentado pelo Poder Público. Vamos garantir incentivos para que as empresas dêem oportunidades para os jovens e vamos também em busca deles para incluí-los no mercado, seja no setor de serviços, no comércio ou nas indústrias”, afirma Maguito Vilela. O candidato a prefeito frisa que também vai propor política de incentivo para que empresas firmem contrato com o município com o objetivo de reservarem parte das vagas de trabalho para a inserção de pessoas em vulnerabilidade social, como mulheres vítimas de violência doméstica e os portadores de deficiência física.

Os incentivos às empresas poderão ser via impostos municipais, como ISS ou IPTU, proporcional à quantidade de vagas a serem ofertadas para jovens em desenvolvimento profissional. Também será negociado com o Governo de Goiás a ampliação destes incentivos nos tributos do Estado. A própria Prefeitura de Goiânia dará o exemplo, ressalta Maguito Vilela, ao abrir vagas temporárias para os jovens, especialmente para aqueles que estudam na rede pública de ensino, com prioridade para funções nos departamentos de tecnologia que serão ampliados na sua gestão.
Maguito Vilela também quer incentivar que os jovens de Goiânia sejam empreendedores, especialmente no mercado digital. Sua gestão buscará parcerias com empresas de tecnologia e firmará convênios com instituições de ensino superior para maior qualificação dos jovens goianienses. “Em todo o mundo há incentivo para se criar soluções aos problemas das cidades, como de mobilidade e segurança. Em Goiânia pretendemos dar condições, por meio de bolsa trabalho e microcrédito, para que os nossos jovens também desenvolvam possam também empreender ou se capacitarem ao mundo digital, ao mercado de desenvolvimento de aplicativos e outras ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida de nossa gente”, diz o candidato do MDB.

A rede pública municipal de ensino de Goiânia também será acionada e preparada para melhor qualificar os jovens na gestão de Maguito Vilela. Para isso, serão implantados centros de tecnologia para que alunos desenvolvam suas habilidades no contraturno escolar como projeto de extensão, prática mais comum nas universidades e que o candidato do MDB, caso eleito, pretende implementar na cidade como mecanismo de formação de jovens. Isto será possível também com maior investimento em tecnologia da Prefeitura nas suas unidades de ensino fundamental, com a criação de laboratórios de informática e implantação de internet de alta velocidade, em parceria com as operadoras de telefonia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo