GoiâniaGoiâniaMais lidas

Jamelões serão retirados da Avenida Sonnemberg, neste sábado (6/5)

Ação terá início às 8h

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) vai retirar neste sábado (6/5), 61 Jamelões, cinco Mongubas e um Fícus na Avenida Sonnemberg, no Cidade Jardim. A ação terá início às 8h e previsão de encerramento no final da tarde.  

 
A retirada foi autorizada pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), e faz parte da política pública de substituição dos Jamelões em ruas de grande fluxo da capital. “A espécie plantada há alguns anos por Goiânia mostrou-se uma escolha ruim, já que seus frutos, quando caem no chão, tornam o asfalto escorregadio e provocam acidentes com carros e motos, principalmente em períodos de chuva”, observa o presidente da Comurg, Alisson Borges. 
 
As Mongubas e o Fícus serão retirados por estarem com a saúde comprometida, conforme diagnóstico de técnicos da Amma. “Seguimos os protocolos ambientais, e realizamos a extirpação de forma controlada. Assim, reduzimos o impacto ambiental na cidade”, explica Alisson Borges. Como forma de compensação ambiental, a Comurg já fez o plantio de 65 mudas de Jacarandá Mimoso, produzidas nos viveiros da Comurg, entre os Jamelões, em 2022. 
 
Agora, é essencial a retirada das árvores antigas para garantir que as novas mudas que se encontram entre dois e três metros de altura, se desenvolvam. As novas espécies estão estaqueadas para garantir mais segurança às pequenas árvores.
 
Para organizar o tráfego de veículos que passam pelo local, o trabalho de sábado será acompanhado por agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM). Estão envolvidos 31 servidores da Comurg com 13 caminhões entre splits, mulks e carrocerias. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo